O processo de passagem do governo municipal começou no dia 12 de novembro. A atual prefeitura falou que não há questionamento da equipe petista ainda não respondido. Evandro Leitão critica transição de governo na Prefeitura de Fortaleza.
Davi Rocha/SVM
O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), criticou, nesta segunda-feira (12), o processo de transição da gestão municipal, que é feito junto ao atual governo, do prefeito Sarto (PDT). O pedetista é o atual prefeito, que concorreu à reeleição, mas não venceu. O petista venceu a eleição no segundo turno.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
“A relação é respeitosa, mas os dados não chegam nas nossas mãos. Nós não temos dados. É claro que temos outros meios. Preocupa quando não há transparência”, criticou Evandro.
LEIA TAMBÉM:
Romeu Aldigueri é eleito novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará
Evandro Leitão e José Sarto fazem primeira reunião para alinhar transição de governo na Prefeitura de Fortaleza
“Nós estamos tendo uma dificuldade enorme para que a gente possa efetivamente ter os números nas nossas mãos”, complementou o prefeito eleito.
A Prefeitura de Fortaleza se posicionou afirmando que as reuniões de transição acontecem conforme combinado, e que todas as perguntas feitas pelo prefeito eleito são oficiadas e registradas por email. Com isso, há um prazo estabelecido para a equipe do atual prefeito responder. Segundo a prefeitura, não há registro de questionamento sem resposta.
O petista compareceu à Assembleia Legislativa, nesta segunda, quando foi eleito o próximo presidente da Casa, que substituirá Leitão. O deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), apoiado pelo governador Elmano de Freitas (PT), foi eleito o novo presidente da Alece pelos próximos dois anos.
Evandro Leitão critica transição da prefeitura
Início da transição de governo
Sarto e Evandro se encontraram no dia 12 de novembro para a primeira reunião de alinhamento sobre a transição do governo municipal.
Há um mês, Sarto garantiu que a transição ocorreria dentro dos prazos estabelecidos por lei e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“Entre as prioridades, temos operações de crédito em fase avançada, como um financiamento junto à CAF, no valor de US$ 150 milhões, para infraestrutura da cidade, e outro junto ao Banco do Brasil, de R$ 420 milhões, que já foi iniciado”, declarou o atual prefeito.
“Fortaleza é hoje a quarta maior cidade do Brasil e a maior do Nordeste, impactando a vida de quase dois milhões e meio de habitantes. Todos esses pontos serão repassados ao prefeito eleito”, complementou o prefeito.
Prefeito de Fortaleza, José Sarto comenta sobre transição de governo com Evandro Leitão.
Evandro Leitão comentou que o objetivo da primeira reunião das equipes de transição era realizar diagnósticos das pastas executivas da administração municipal. “Hoje iniciamos o processo de transição. Em nosso encontro, decidimos, em comum acordo, ter essa reunião inicial das equipes de transição ainda hoje”, disse.
“Ela terá como objetivo levantar diagnósticos e dados de todas as pastas da gestão, para que, quando assumirmos em 1º de janeiro, já tenhamos uma radiografia completa da situação de obras, infraestrutura e finanças da cidade”, destacou o prefeito eleito.
Gabriella Aguiar, vice-prefeita eleita e coordenadora da equipe de transição da próxima gestão, comentou que as reuniões terão caráter técnico e reforçou que o objetivo é realizar um diagnóstico detalhado da administração pública de Fortaleza.
“Estarei, junto com o secretário Renato Lima, coordenando esse processo. Pretendemos ser bem técnicos neste momento para fornecer um diagnóstico preciso e garantir que, no dia 1º de janeiro, tenhamos uma equipe bem qualificada. Na reunião de hoje à tarde, vamos discutir relatórios financeiros, orçamentários, convênios e contratos; também daremos início ao cronograma de trabalho para as câmaras técnicas de cada secretaria”, declarou.
Prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão diz que não vai fazer perseguição na gestão.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará