21 de setembro de 2024

Shows, música, teatro e festivais: saiba o que curtir de graça em São Luís no mês de abril

Veja algumas das principais opções de lazer disponíveis ao público, na capital maranhense. Em abril, São Luís vai contar com uma programação cultural com opções de espetáculos de dança, shows, exposições e diversas opções gratuitas. O g1 Maranhão fez uma seleção de alguns dos eventos que serão ofertados ao público, sem custos, durante o mês.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
MUN Festival
Festival de Música Universal celebrará a diversidade sonora em São Luís
Divulgação
O 1° Festival de Música Universal (MUN Festival) realizará na capital maranhense, entre os dias 11 a 14 de abril, uma celebração de estilos musicais de todo mundo. Prezando a diversidade e pluralidade, o evento oferecerá de forma gratuita uma variedade de atividades, desde oficinas e workshops até concertos.
Ao longo de quatro dias, os shows serão realizados na Casa Barrica, no bairro da Madre Deus. A abertura, na quinta-feira (11) ficará por conta de Hermeto Pascoal, icônico compositor e multi-instrumentista que será homenageado pelo festival, e seu grupo a partir das 20h.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Já na sexta (12), a noite será embalada pela apresentação de Carol Panesi e trio, às 19h30, seguida pelas Caixeiras do Divino, com mestra Rosa Barbosa à frente, e em seguida o show de André Marques Trio, das 21h às 22h.
No sábado (13), é a vez da apresentação de Aline Gonçalves quinteto, às 19h30, seguida pelo Tambor de Crioula, com mestre Tonico, e pelo grupo de Itiberê Zwag. Encerrando o festival, no domingo (14), a noite conta com o espetáculo Cacuriá da Dona Teté em colaboração com Carol d’Avila, das 18h30 às 19h30, seguido por Mariana Zwarg e grupo, das 19h30 às 20h30.
Oficinas e workshops
Além dos shows, o MUN Festival também realizará uma série de atividades educacionais gratuitas, comandadas por músicos do festival. Serão workshops práticos, concertos didáticos e vivência formativa musical em escolas públicas da cidade, três dias antes do Festival.
Nos dias 4, 8 e 9 de abril, o festival preparou uma oficina temática a mais de 500 estudantes do ensino médio, de escolas públicas de São Luís.
Realizados na Escola de Música do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”, os workshops terão início na quinta (11), com a aula de Itiberê Zwarg, de 10h as 12h. Já na sexta-feira (12), o destaque será o workshop de André Marques das 10h às 12h.
No sábado (13), o MUN Festival continuará com o workshop de Carol Panesi, das 10h às 12h. Por fim, no domingo (14), o festival encerrará suas atividades, com o workshop de Mariana Zwarg, das 10h às 12h.
Todas as atividades serão gratuitas. Os workshops terão limite de inscrições, através do Sympla e podem ser feitas através do site do evento.
Homenageado
O festival é uma homenagem direta ao lendário compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal e sua inovadora trajetória musical, sendo ele o criador desse novo estilo. Sob a curadoria de Carol d’Avila, renomada flautista, saxofonista, compositora, arranjadora, o MUN Festival reunirá projetos artísticos, concertos e atividades educacionais com o objetivo de formar plateias e enriquecer o conhecimento musical.
O projeto destacará a música universal como uma poderosa forma de expressão artística, e exaltará a música tradicional do Maranhão como uma das fontes de pesquisa e inspiração para toda essa diversidade musical da qual nasceu a Música Universal. Com concertos de diferentes gerações influenciadas por essa linguagem musical única, a iniciativa promete cativar e inspirar os espectadores.
Boi de Morros lança tema do São João 2024
O Boi de Morros inicia, neste sábado (6), a sua temporada junina de 2024. A festa, realizada em conjunto com a Companhia Barrica, será palco para a apresentação do tema do boi para este ano: “É necessário nascer de novo”. O evento começa às 18h, na Casa Barrica, no coração da Madre Deus.
Boi de Morros inicia, neste sábado (6), a sua temporada junina de 2024.
Divulgação
Nos últimos dois anos, o Boi de Morros trouxe temáticas que se interligavam: A “Terra grita por socorro” (2022) e “O socorro vem do Alto” (2023). Para 2024, o tema vem compor uma trilogia da aliança de Deus com os homens, reforçando essa espiritualidade.
Para sentir o calor e a energia do São João, o Boi de Morros se junta mais uma vez à Companhia Barrica, com um propósito muito especial, ajudar famílias carentes. Por isso, a entrada para o “Encontro de Encantos” será 1kg de alimento não perecível.
O tema
“É necessário nascer de novo” traz a reflexão de que todo dia é uma oportunidade de recomeçar, de fazer melhor, de renascer para tudo que nos edifica como seres humanos. Ou seja, o processo de renovação está, justamente, em reconhecer as próprias fragilidades, de se reinventar diante das dificuldades, ressignificando para si a sua própria existência, buscando sempre a luz de Deus.
“A escolha do tema é o princípio de todo o nosso trabalho. Indumentárias, toadas, enfim, tudo começa a criar forma depois que definimos o tema do boi para a temporada junina. O que vamos levar para os arraiais, é o simbolismo de que cada pessoa, cada um de nós, pode sim fazer um novo começo”, enfatizou Clarissa Lobato, coordenadora geral do Boi de Morros.
Quando: 6 de abril
Horário: 18h
Onde: Casa Barrica, na Madre Deus.

Mais Notícias