Internet mais rápida com conexão avançada. Essa é a promessa do 5G standalone. Uma tecnologia que pode ser até 100 vezes mais eficiente que o 4G. Implantação do 5G chega ao estágio final no Brasil; tecnologia pode ser até 100 vezes mais eficiente que 4G
Imagem: Reprodução/ TV Globo
O processo de implantação da rede de telefonia 5G no Brasil chegou ao estágio que finalmente vai mostrar os benefícios dessa tecnologia.
Internet mais rápida com conexão avançada. Essa é a promessa do 5G standalone. Uma tecnologia que pode ser até 100 vezes mais eficiente que o 4G.
A faixa usada pelo 5G é a de 3,5 gigahertz. Ela era ocupada por serviços de satélites e radiodifusão, como as antenas parabólicas, que passaram agora a operar em outras faixas. Assim, sem interferências, a faixa fica livre para o 5G.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, essa etapa terminou com mais de um ano de antecedência e a faixa já está liberada em todos os 5.570 municípios.
Hoje, 820 municípios, incluindo todas as capitais, já têm o 5G em funcionamento. Reúnem 67% da população.
A liberação para todo o país não significa 5G no celular em todos os locais de forma imediata. As operadoras precisam primeiro fazer a instalação de antenas e ativar o sinal.
O prazo vai até o fim de 2029. A expectativa do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, é que as operadoras avancem para cobrir todo o país antes desse prazo.
“Depende muito do interesse comercial deles, o que a gente tá vendo é que há um grande apetite pela ampliação do 5G no Brasil, as empresas que ganharam o leilão do 5G estão fazendo a ampliação do 5G numa velocidade muito superior àquela prevista no edital, então o que nós vamos exigir deles é que aquilo que tá previsto no edital, até 2029”.
Para conectar o 5G no celular, o usuário precisa observar se o aparelho é compatível. O 5G traz tempo de resposta menor entre um comando no dispositivo e a ação, por exemplo, em equipamentos industriais ou na área de saúde.
Para a Anatel, esse é o grande potencial dessa tecnologia.
“O 5G traz benefícios para o usuário, como eu e você, mas o grande potencial transformador do 5G está no uso do 5G pra aplicações na indústria, em óleo e gás, em mineração, logística, no agro, são todas essas atividades econômicas que podem ter um aumento de produtividade, um aumento de eficiência. O 5G sendo utilizado nos processos produtivos, transformando a eficiência da nossa economia”, explica Carlos Baigorri.
LEIA TAMBÉM
Starlink quer ampliar operação no Brasil com mais 7,5 mil satélites; Anatel analisa em fevereiro
Anatel diz que operadoras já podem ativar o 5G standalone, de alta velocidade, em todo o Brasil; entenda a tecnologia