5 de janeiro de 2025

PUC-Campinas recebe a 4ª edição do Simpósio e Semana de Estudos de Biomedicina


O objetivo do evento foi promover o intercâmbio científico entre a Universidade e diversas instituições, empresas e centros de pesquisa
Crédito: Divulgação
O Campus II da PUC-Campinas recebeu, entre os dias 4 e 8 de novembro, a 4ª edição do Simpósio e Semana de Estudos de Biomedicina. O objetivo do evento foi promover o intercâmbio científico entre a Universidade e diversas instituições, empresas e centros de pesquisa, fortalecendo a divulgação e a difusão de conhecimento científico interdisciplinar.
Além disso, o congresso buscou estabelecer laços para ampliar as oportunidades de estágio, iniciação científica, treinamento técnico e pós-graduação para os estudantes do curso. Ao todo, mais de vinte profissionais renomados de diferentes áreas da Biomedicina, em especial, Biologia Molecular, Análises Clínicas e Biomedicina Estética, ministraram palestras e minicursos teórico-práticos.
Palestras e cursos
No primeiro dia, duas palestras tomaram conta da agenda: na primeira, o especialista em Imagenologia e diretor da Associação Paulista de Biomedicina (APBM), Marcos Caparbo, tratou de ética e responsabilidade profissional, enquanto que, na segunda, a biomédica esteta e empresária Camila Braz Vilela falou sobre inovações em Biomedicina Estética.
No primeiro dia do evento, o especialista em Imagenologia e diretor da Associação Paulista de Biomedicina (APBM), Marcos Caparbo, tratou de ética e responsabilidade profissional.
Crédito: Divulgação
No segundo dia foram ministrados vários minicursos sobre diversos temas: “A Vivência do Pesquisador em Neurobiologia: Investigando Lesões Neuronais e Doenças Neurodegenerativas”, “Biomedicina Estética Invasiva e Avançada”, “Circulação Extracorpórea (CEC)”, “Como são Feitos os Oligonucleotídeos?, “Citometria de Fluxo – Princípios e Aplicações”, “Noções sobre Isolamento e Caracterização de Bacteriófagos Líticos para Aplicações Biotecnológicas”, “O Zebrafish como um Modelo de Pesquisa. Como um Peixe pode ser Tão Semelhante aos Humanos?”, “Planejamento para Harmonização Facial” e “Desafios da Resistência Bacteriana: Estratégias e o Papel do Reposicionamento de Fármacos”.
No terceiro dia foi a vez das apresentações orais dos trabalhos científicos inscritos nas seguintes categorias: Iniciação Científica e Estágio, Atividades de Extensão, Trabalho de Conclusão de Curso e Revisões Bibliográficas.
No quarto dia, mais uma série de minicursos foram ministrados abordando os seguintes temas: “Medicina Regenerativa e Desenvolvimento de Produtos Biológicos”, “Estética Regenerativa Associada à Ultrassom Micro e Macro Focado”, “Criação de Ilustrações Científicas para a Área Biomédica”, “Workshops Merck, com fundamentos e ferramentas para o desenvolvimento de testes rápidos”, “Evolução das Drogas para Tratamento da Obesidade”, “Harmonização Íntima Masculina”, “Fundamentos da Regeneração Nervosa”, “Lâmpada de Wood como Ferramenta de Análise de Pele”, “Hemoterapia e Imuno-Hematologia” e “Métodos de Diagnóstico em Microbiologia Clínica”.
No último dia, o educador físico Guilherme Defante Telles ministrou uma palestra sobre “Treinamento Físico e Expressão de miRNAs em Mulheres com Câncer de Mama”. As miRNAs são pequenas moléculas de RNA não-codificantes essenciais para o funcionamento normal de grande parte dos organismos vivos, desde a fecundação até a fase reprodutiva. Posteriormente houve a premiação dos trabalhos científicos, seguido da cerimônia de encerramento do evento.
A biomédica esteta e empresária Camila Braz Vilela falou aos presentes sobre inovações e tendências em Biomedicina Estética.
Crédito: Divulgação
Atualização de informações
De acordo com o diretor da Faculdade de Biomedicina, Prof. Dr. Edmilson Ricardo Gonçalves, “a realização do evento justifica-se pelo fomento à promoção e acesso a informações atualizadas no campo das Ciências Biomédicas, com ênfase nas diferentes modalidades de atuação possíveis para o profissional da área. Além disso, o simpósio buscou viabilizar e estimular parcerias, bem como promover o contato de discentes, professores, pesquisadores e profissionais da área”.
O professor explica ainda que, “na verdade, foram dois eventos em um só, sendo um deles a Semana de Estudos e o outro, o Simpósio do Curso de Biomedicina, ambos de extrema importância para a Faculdade porque promovem a integração de todos os alunos e professores; criam um ambiente de troca de conhecimentos, discussões e estabelecimentos de network; auxiliam no desenvolvimento de parcerias com empresas e laboratórios externos; e nos dão a possibilidade de receber profissionais expoentes em novas áreas da Biomedicina, o que enriquece ainda mais a formação de nossos estudantes. Para a PUC-Campinas, ambos os eventos colocam a Universidade em evidência, pois abrem as portas para o recebimento de pesquisadores e profissionais externos”.

Mais Notícias