7 de janeiro de 2025

Ministério da Saúde financiará pronto-socorro ortopédico para aliviar superlotação no Hospital Walfredo Gurgel, diz governo


Unidade será instalada em Macaíba e atenderá casos de baixa e média complexidade a partir de janeiro. Medida foi anunciada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (3).
Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
O Ministério da Saúde autorizou o custeio integral de um pronto-socorro ortopédico no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, com o objetivo de aliviar a superlotação do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3) pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), em coletiva de imprensa no Centro Administrativo do Estado.
De acordo com o governo, o novo serviço terá custo mensal de R$ 900 mil e começa a funcionar na primeira quinzena de janeiro. Ele será destinado a atender casos de baixa e média complexidade, reduzindo a pressão sobre o Walfredo Gurgel, que concentratá atendimentos de alta complexidade e emergências graves.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A estrutura do novo pronto-socorro contará com um centro cirúrgico, oito leitos para internação, uma sala de gesso e uma recepção para atendimento. O acesso será feito por meio de regulação, mas também haverá demanda espontânea para pessoas que busquem o serviço devido a problemas ortopédicos de menor complexidade.
Foi anunciado que o novo pronto-socorro será operado por profissionais contratados por meio de um consórcio interfederativo, conforme informou o governo. Não foram divulgados o número exato de funcionários que integrarão a equipe.
A decisão ocorre em meio a debates sobre a criação de uma “barreira ortopédica”, proposta pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A estratégia busca redistribuir os atendimentos ortopédicos para unidades regionais, otimizando a rede pública de saúde.
A superlotação no Walfredo Gurgel, agravada nos últimos meses, levou o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) a propor uma mediação judicial com municípios da Grande Natal.
Impasses
Em novembro, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) se posicionou contra a proposta da Sesap. Prefeitos alegaram que as unidades municipais não possuem estrutura e profissionais suficientes para absorver os atendimentos.
Apesar disso, a Sesap defende que a regionalização é uma medida necessária para descentralizar os serviços de saúde e melhorar o atendimento no interior do estado.
Hospital Metropolitano do Rio Grande do Norte
Além do pronto-socorro em Macaíba, a governadora Fátima Bezerra anunciou a publicação de um edital de licitação para a construção do Hospital Metropolitano do Rio Grande do Norte, em Parnamirim.
A obra, prevista para começar no primeiro semestre de 2025, terá suas instalações concluídas até 2026. O projeto será financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“O novo pronto-socorro ortopédico é uma solução imediata, enquanto o Hospital Metropolitano será uma medida estruturante, fortalecendo a regionalização e melhorando o acesso à saúde para toda a população do estado”, afirmou a governadora.
De acordo com Fátima, com essas ações, o Governo do Estado busca reorganizar o fluxo de pacientes e garantir que o sistema público de saúde ofereça um atendimento mais eficiente e humanizado.
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN

Mais Notícias