21 de setembro de 2024

Museu da Língua Portuguesa abre clube de leitura com mediação de escritores e troca de livros

Ações serão gratuitas. Clube do livro ‘Papo Literário’ vai ser realizado uma vez por mês até novembro deste ano com o tema ‘Narrativas negras em língua portuguesa’. Feira de troca de livros vai ser feita após o encontro do clube do livro. Fachada do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo
Renata Bitar/g1
O Museu da Língua Portuguesa, no Centro de São Paulo, vai abrir um clube de leitura presencial e gratuito a partir do dia 13 de abril. O objetivo do “Papo Literário” é destacar livros escritos na língua portuguesa por autores negros e promover o debate em torno dessas obras.
Neste ano, o tema escolhido é “Narrativas negras em língua portuguesa”. Os encontros são organizados pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, feitos uma vez por mês e mediados por escritores. Vão ser oito encontros, o último sendo em novembro.
A curadoria é da Assistente Social Camilla Dias, conhecida nas redes sociais pelo perfil @camillaeseuslivros. Ela também é Integrante dos coletivos Lendo Escritores Negro-Brasileiros e Leituras Decoloniais.
Camilla escolheu tanto as leituras quanto os escritores que vão mediar as rodas de conversa. Os livros vão ter relação com as Línguas Africanas no Brasil, tema de uma exposição temporária que vai chegar ao Museu.
No primeiro encontro a autora Juliana Borges vai falar sobre a obra Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida. O tema do debate será Descolonização e pertencimento na literatura de Djaimilia Pereira de Almeida.
Depois do clube, começa a feira de troca de livros com outras ações e mais debates (serviço completo abaixo).
Calendário do Papo Literário:
11/5: Mata Doce, de Luciany Aparecida. Mediação de Jarid Arraes.
15/6: Minha pátria é a língua pretuguesa, de Kalaf Epalanga. Mediação de Allan da Rosa.
13/7: Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo. Mediação de Lubi Prates.
10/8: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado; Preta-Pretinha, de Rose Chiappa; Os mil cabelos de Ritinha, de Paloma Monteiro; e Manual de penteado para crianças negras, de Joana Gabriela Mendes e Mari Santos. Mediação de Luciana Bento, do Quilombo Literário.
14/9: Marinheira no Mundo, de Ruth Guimarães. Mediação de Cidinha da Silva.
19/10: Uma chance de continuarmos assim, de Taiasmin Ohnmacht. Mediação de Isa e Pétala, do Afrofuturas.
23/11: Solitária, de Eliana Alves Cruz. Mediação de Camilla Dias.
Feira de troca de livros
A cada livro doado, o participante ganha um ingresso para visitar o Museu da Língua Portuguesa até 29 de dezembro de 2024, tendo um limite de quatro ingressos por pessoa.
Quem estiver presente na feira também poderá realizar as trocas de seus livros entre si, sem a intermediação da equipe do Museu.
Os livros doados ficarão disponíveis para troca ou serão oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Serão aceitos livros em bom estado de:
Literatura infantil
Literatura infantojuvenil
Literatura adulta
gêneros
poesia
ficção
histórias em quadrinhos
zine
cordéis
biografias
autobiografias
ensaios
arte
Outras ações
Durante a Feira, vai ser realizada outra roda de conversa, a Roda de Saberes, dessa vez sobre publicações independentes. O comando é do coletivo Itinerância Poética. Outros debates nessa roda vão ser sobre estímulo à leitura e estratégias de facilitação de acesso aos livros.
No Leia e Leve, o Núcleo Educativo do Museu fará mediação de leituras escolhidas.
Já o programa De Mão em Mão da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas irá distribuir gratuitamente livros na calçada do Museu com o objetivo de fomentar e incentivar a leitura.
A Feira de Troca de Livros é organizada pelo Programa de Articulação Social do Museu em parceria com os coletivos Itinerância Poética e Palestinos e o Sistema Municipal de Bibliotecas da Prefeitura de São Paulo. O Centro de Referência e o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa também integram a iniciativa.
Serviço
Onde: Museu da Língua Portuguesa, Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo
Quando: Uma vez por mês, até novembro
Quanto: Gratuito
Serviço 1° encontro
Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa
Mediadora: Escritora Juliana Borges debate o livro Luanda, Lisboa, Paraíso (Djaimilia Pereira de Almeida)
Quando: sábado (13), das 11h às 13h
Onde: No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Quanto: Gratuito
Serviço 1ª Feira de Troca de Livros
Quando: sábado (13), das 14h às 17h
Onde: No Saguão e Pátio B e na Calçada do Museu da Língua Portuguesa
Quanto: Gratuito

Mais Notícias