13 de janeiro de 2025

Para desmistificar MPB e bossa nova, músico apresenta canções autorais em escolas públicas de Campo Grande


Os shows começaram no dia 27 de novembro, na Escola Estadual Arlindo Andrade Gomes, e seguem até sexta-feira, na EE. Emygdio Campos Widal. músico, instrumentista e compositor Edson Ribeiro de Arruda Júnior, o Juninho MPB, está desenvolvendo um projeto em que apresenta canções autorais em shows em escolas públicas
Edson Ribeiro de Arruda Júnior/Arquivo Pessoal
Para desmistificar a MPB e a bossa nova para as novas gerações, o músico, instrumentista e compositor Edson Ribeiro de Arruda Júnior, o Juninho MPB, está desenvolvendo um projeto em que apresenta canções autorais em shows em escolas públicas de Campo Grande.
Aos 34 anos, o músico comemora quase duas décadas de carreira. “É um sina que tentei fugir e nunca consegui. Comecei estudando engenharia de produção, mas tinha que tocar, tinha filho pequeno na época. Depois, troquei para filosofia, achei que dava para conciliar, mas a esposa ficou grávida e não dava para tocar somente aos fins de semana. Fiquei nove anos fazendo faculdade, fiz geografia também, tudo fugindo da música, que aprendi de forma autodidata. Hoje a minha vontade é realmente me especializar em MPB”, ressaltou.
Orgulhoso da profissão que escolheu, Juninho diz que ama o que faz e que o violão é o seu “grande parceiro de vida”. “Aprendi a tocar guitarra também, baixo elétrico, acústico, cavaco e viola. Hoje sou multi-instrumentista, toco sozinho ou com a banda, em bares, casamentos, onde tem a necessidade de música eu estou. E aí tem muita história, algo que pretendo contar aos meus netos”, finalizou.
Autor de dezenas de canções autorais, algumas já gravadas em estúdio e com repertório já pronto para um novo disco, o artista diz que vivencia um novo momento com o projeto, tendo o contato direto com estudantes e mostrando a eles que o sonho é possível.
“Eu já pensava antes em rodar o interior do Estado, mas agora surgiu a oportunidade de realizar o projeto em Campo Grande. Fui primeiro ao Rui Barbosa, escola onde estudei a vida toda, onde minhas irmãs também estudaram e o meu filho estuda atualmente. As outras também são na região, além do Joaquim Murtinho, por exemplo, que é uma escola referência”, afirmou Juninho MPB.
Os shows começaram no dia 27 de novembro, na Escola Estadual Arlindo Andrade Gomes. Depois, ele já apresentou também na EE. Professora Clarinda Mendes Aquino (dia 28), EE. Joaquim Murtinho (28), EE. Maria Constança de Barros (29) e EE. Professora Alice Nunes Zampiere, nesta quarta-feira (4). Na programação, há mais duas apresentações ainda: EE. Rui Barbosa, nesta quinta (5), às 9h, e EE. Emygdio Campos Widal, na sexta (6), às 14h.
O projeto, chamado Meu Mundo nas Escolas, foi viabilizado graças ao incentivo da Lei Paulo Gustavo. Além dele, acompanham as apresentações uma equipe de montagem, outros músicos e profissionais de mídias sociais, já que a intenção é depois disponibilizar todo o conteúdo no YouTube, mostrando as escolas por onde passou e como foi a receptividade dos alunos.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Mais Notícias