Segundo as informações divulgadas pela PCMG, os suspeitos que moram em Montes Claros utilizavam perfis falsos para atrair as vítimas, que eram posteriormente enganadas e extorquidas.
Celulares apreendidos pelos policiais
Polícia Civil
Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Montes Claros durante uma operação que tem como alvo um esquema de golpes em sites de relacionamento.
A ação, denominada de Asmodeus, foi realizada nesta quarta-feira (4). A investigação foi conduzida pela Polícia Civil de Ibiporã (PR) e contou com a parceria da Polícia Civil de Minas Gerais.
Segundo as informações divulgadas pela PCMG, os suspeitos que moram em Montes Claros utilizavam perfis falsos para atrair as vítimas, que eram posteriormente enganadas e extorquidas. Abaixo veja como os golpistas agiam:
Criavam perfis falsos em sites de encontros usando fotos de mulheres retiradas da internet
Inseriam números de telefone deles
Esperavam as ligações de interessados nos supostos programas sexuais
Convenciam as vítimas a realizarem pagamentos antecipados por aplicativos
Usavam informações obtidas nas redes sociais para ameaçar as vítimas que desistiam ou se recusavam a pagar
Conforme o delegado regional de Montes Claros, Bruno Rezende da Silveira, os investigados preferiam pessoas casadas.
“A chantagem consistia em ameaçar divulgar conversas comprometedoras para familiares e cônjuges das vítimas.”
De acordo com a PCMG, um dos suspeitos, de 18 anos, confessou a prática criminosa e relatou que várias pessoas atuam nesse tipo de golpe. Ele não forneceu dados que permitissem a identificação de outros suspeitos.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam celulares, que passarão por perícia.
“A medida busca também identificar outros envolvidos e ampliar o escopo da investigação”, detalhou o delegado da PCPR, Vitor Dutra de Oliveira.
“A Polícia Civil reforça a importância de cuidados ao interagir em ambientes virtuais. Em geral, os golpes de relacionamento on-line vitimam usuários vulneráveis. Proteja seus dados e desconfie sempre”, finalizou Bruno Rezende da Silveira.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.