Garimpeiros destruíram cerca de 680 mil metros quadrados de área próxima à Terra Indígena Waiãpi, no oeste do estado. Ação teve apoio da Polícia Civil, GTA e Ibama. Operação da PF mira garimpo ilegal que desmatou 83 campos de futebol no Amapá
Uma operação da Polícia Federal (PF) com apoio de órgãos ambientais do Amapá localizou nesta quinta-feira (4) uma área desmatada por atividade de garimpagem ilegal equivalente a 83 campos de futebol. A área destruída possui de cerca de 680 mil metros quadrados e é vizinha à Terra Indígena Waiãpi, na região oeste do estado.
Segundo a PF, a Operação Águas de Prata III resultou em prejuízo de mais de R$ 3 milhões para os criminosos nos garimpos de São Domingos e Urucum, próximos ao município de Pedra Branca do Amapari.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
As investigações apontaram que os danos ambientais causados pelas atividades ilegais impactaram cerca de 300 quilômetros do curso de rios da região.
Operação Águas de Prata III no Amapá
Polícia Federal/Divulgação
Os policiais e agentes envolvidos destruíram 4 escavadeiras hidráulicas e 5 motores-bomba, além de outros maquinários utilizados pelos garimpeiros.
A PF informou que os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da união, poluição, desmatamento, podendo pegar pena de até 13 anos de reclusão, além do pagamento de multa.
A operação teve a participação de 30 policiais federais, civis e equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) e Ibama.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: