21 de setembro de 2024

Termina nesta sexta-feira prazo para pagar IPTU e taxa de resíduos com cota única com desconto em Fortaleza

O desconto pode chegar a até 8%, caso o contribuinte faça a opção pelo pagamento dois à vista. O prazo é também para o vencimento da terceira, ou segunda parcela do tributo.
PMF/Divulgação
O pagamento em cota única, com desconto de 4% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), e 5% na Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU), podem ser feitos até sexta-feira (5). Os boletos para pagamento poderão ser acessados pelo site da Sefin, pelo aplicativo Sefin Digital, ou ainda, no portal de serviços Fortaleza Digital.
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O prazo é também para o vencimento da terceira, ou segunda parcela do tributo, caso o contribuinte tenha optado pelo parcelamento de ambos os tributos, em separados ou unificados.
Para parcelamento dos tributos, a partir deste mês, o cidadão pode fazer em até oito vezes, desde que a última parcela seja quitada até dezembro deste ano, antes do início do próximo ano, quando entram em vigência os tributos de 2025. Lembrando que cada parcela não pode ser menor que R$ 75,57 e o vencimento será no quinto dia útil de cada mês.
Descontos
Os cadastrados no programa Nota Fortaleza podem, ainda, acumular descontos no IPTU de 1%, 1,5% e 2%, a partir da pontuação que tem como base o valor das Notas Fiscais de Serviços emitidas e o valor venal do imóvel.
Desta forma, os descontos para esse vencimento podem chegar a 8% no IPTU, quando pago unificado.
Forma de pagamento
O pagamento do boleto pode ser feito na rede bancária conveniada, nas agências lotéricas/CEF ou via cartão de crédito, de qualquer bandeira, com parcelamento em até 12 vezes.
Para essa modalidade, o contribuinte deverá acessar o banner de pagamento com cartão, disponível no site da Secretaria.
Atendimento Virtual
Todas as informações referentes à TMRSU e ao IPTU estão disponíveis no site. Além do tira-dúvidas de ambos os tributos, na aba serviço é possível ter acesso a dois canais de atendimento: o Guichê Virtual e o Fale com a Sefin.
No primeiro, o contribuinte pode conversar com um dos atendentes para solucionar qualquer demanda apresentada, de forma totalmente online, por meio de chamada de áudio e vídeo. Já no Fale com a Sefin, o cidadão pode registrar sua demanda anexando documentos, caso seja necessário, e obter retorno em 48 horas, no máximo.
Caso o contribuinte ainda precise solucionar alguma pendência de forma presencial, é necessário agendamento no site da Sefin. A Secretaria dispõe do atendimento na sede do órgão (Rua Gal. Bezerril, 755 – Centro), e nos Vapt-Vupts Messejana e Antônio Bezerra.
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