21 de setembro de 2024

Secretário anuncia sala 24 horas em Londrina para atendimento de mulheres vítimas de violência, mas não em delegacia especializada

Anúncio foi feito nesta sexta-feira (5). Município tem Delegacia da Mulher, mas secretário afirmou que não há efetivo para tornar espaço 24 horas. Delegacia da Mulher 2024 começa a atender em maio em Londrina
O secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Teixeira, anunciou nesta sexta-feira (5) que Londrina terá atendimento 24 horas para mulheres vítimas de violência a partir do dia 1º maio. Porém, elas não serão atendidas na Delegacia da Mulher, que é a especializada no assunto.
Segundo o secretário, o atendimento será após às 18h na Central de Flagrantes da Polícia Civil, quando a Delegacia da Mulher fecha.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A medida, no entanto, descumpre uma lei sancionada no dia 4 de abril de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prevê o funcionamento ininterrupto de todas as Delegacias da Mulher do Brasil, incluindo domingos e feriados.
Secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Teixeira
Reprodução/RPC
A legislação não é cumprida há mais de um ano no Paraná, onde apenas uma das 21 delegacias especializadas funciona 24 horas. A unidade fica em Curitiba.
O secretário explicou que, por enquanto, não pode ampliar o atendimento destas delegacias para o restante do estado por falta de efetivo.
“Não estamos cumprindo a lei porque não temos efetivo. Estamos usando policiais qualificados para esta atividade. Não necessariamente serão policiais mulheres. Muitas não querem atender essas ocorrências. Mas garanto que são pessoas preparadas”, afirmou em entrevista à RPC.
Como será em Londrina
De acordo com o secretário de Segurança, dois policiais estarão de plantão na Central de Flagrantes para atendimento exclusivo às mulheres vítimas de violência.
A unidade funciona na Avenida Rio Branco, 1.062. O telefone é o (43) 3326-1995.
A Delegacia da Mulher fica na Rua Almirante Barroso, 107, das 8h30 às 18h.
Mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Norte e Noroeste.

Mais Notícias