21 de setembro de 2024

Vacinação contra raiva para cães e gatos é ofertada em comunidades ribeirinhas de Manaus

Essa etapa da vacinação atenderá as comunidades ribeirinhas das calhas do Rio Negro e do Rio Amazonas. A campanha segue até o dia 25 de abril. Vacinação antirrábica
Divulgação/Semsa
A vacinação antirrábica para cães e gatos está sendo ofertada em comunidades ribeirinhas de Manaus. Essa etapa de imunização dos animais vai atender as calhas do Rio Negro e Rio Amazonas até o dia 25 de abril.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, a estimativa é que sejam vacinados aproximadamente 900 animais, entre cães e gatos.
As comunidades ribeirinhas localizadas na calha do Rio Negro é a primeira receber essa etapa da vacinação. A campanha de imunização segue até quinta-feira (11).
Campanha de vacinação antirrábica é realizada em Manaus.
Divulgação/Semsa
Já as ações em comunidades da calha do Rio Amazonas, a equipe do CCZ fará nova viagem para levar a vacinação no período de 16 a 25 de abril, finalizando a etapa rural fluvial da campanha.
“O trabalho de vacinação antirrábica de cães e gatos na área rural é extremamente importante, considerando as características ambientais das comunidades e o fato de que animais silvestres como macacos e morcegos também podem transmitir a raiva. Nesse contexto, cães e gatos ficam mais suscetíveis ao risco de transmissão da doença, potencializando o risco para as pessoas que convivem com esses animais, em comparação com o risco para a população urbana”, alertou o chefe do Núcleo de Controle Populacional Animal do CCZ, Reinaldo Luiz Lima.
Depois do encerramento da etapa rural fluvial, o CCZ também vai organizar a etapa rural terrestre, atendendo as comunidades localizadas nos ramais e vicinais das rodovias AM-010 e BR-174. Também será realizada a etapa urbana da campanha.
As novas etapas da vacinação estão previstas para ter início, de forma simultânea, no mês de julho de 2024.
Zoonose
A raiva é uma zoonose, causada por um vírus que atinge o sistema nervoso central, transmitida por mamíferos. É caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda, podendo ser transmitida dos animais para o ser humano por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura de mamíferos contaminados pelo vírus.
Animais domésticos, como cães e gatos, e silvestres, em especial morcegos e macacos, são os principais transmissores.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias