11 de janeiro de 2025

Blumenau tem atos em homenagem às vítimas de ataque a creche

Mobilização integra programação do Mês de Conscientização da Segurança nas Escolas. Um ano após ataque, Blumenau faz homenagem às vítimas
Reprodução/NSC TV
Escolas de Blumenau, em Santa Catarina, homenagearam nesta sexta-feira (4) as vítimas do ataque a uma creche no município que deixou quatro crianças mortas e duas feridas na cidade há um ano. As vítimas tinham entre 4 e 7 anos.
Vestidos de branco e segurando balões, alunos e professores deram um abraço simbólico ao redor do pátio da Escola Básica Municipal Fernando Ostermann. A comunidade escolar também pediu paz nas unidades de ensino.
Já na creche Vereador Evaldo Moritz, os pais que deixaram os filhos na porta da escola recebiam adesivos sobre a segurança nas unidades de ensino.
Blumenau homenageia vítimas do ataque à creche
Os atos fazem parte da programação do Mês de Conscientização da Segurança nas Escolas, implementado pela prefeitura na cidade.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Ao longo do dia haverá outras programações. Por volta das 19h desta sexta, os pais dos alunos da escola onde houve o ataque participam de uma transmissão pela internet com o tema “Não Terceirize o Amor”.
Mês de abril será marcado pelo Mês de Conscientização da Segurança nas Escolas
Reprodução/NSC TV
No domingo (7), às 19h, uma missa na Catedral São Paulo Apóstolo será celebrada para toda a comunidade em memória das vítimas.
A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) também irá promover um seminário sobre esperança e resiliência, por inscrição com vagas limitadas.
Ataque
Em 5 de abril de 2023, um homem de 25 anos invadiu a creche e matou quatro crianças. Ele está preso preventivamente. Em outubro, o Poder Judiciário decidiu que ele irá a júri popular.
A defesa do autor recorreu, porém o Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a decisão e não há a possibilidade de novos recursos. Conforme o Poder Judiciário, atualmente o processo está em fase de intimação das partes e depois será marcada a data do julgamento.
O homem é acusado de quatro homicídios qualificados e cinco tentativas de homicídio qualificado. As qualificadoras são motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e crime contra menores de 14 anos.
Quem são as vítimas
As vítimas, quatro crianças que estavam na escola, tinham idades de 4 a 7 anos:
Bernardo Cunha Machado – 5 anos
Bernardo Pabst da Cunha – 4 anos
Larissa Maia Toldo – 7 anos
Enzo Marchesin Barbosa – 4 anos
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias