Município que tem o título de “Joia da Alta Sorocabana”, tem o nome de origem da língua Tupi-Guarani, que significa “lugar abundante em peixes que saltam”. Letreiro de Pirapozinho
Divulgação
Viver em uma cidade cuja felicidade já faz parte da rotina dos moradores é encantador, mas fazer parte de um lugar com o título de joia engrandece o orgulho de quem reside em um dos lugares mais especiais do Oeste Paulista.
Comemorar um aniversário desta forma é mais que especial afinal, Pirapozinho completa 75 anos no dia 9 de abril. E nessas mais de sete décadas, muitas histórias foram criadas, contadas e continuam a ser escritas.
Praça Elza em Pirapozinho
Divulgação
Com todo orgulho, o município tem seu destaque na região. Afinal, é rico na produção agrícola com a batata doce, com 6.000 toneladas, além de comércio forte e turismo, motores importantes da economia local.
A cidade atende cidades próximas como Tarabai, Narandiba, Estrela do Norte, Sandovalina e o Distrito de Itororó do Paranapanema.
Produção de batata doce
Divulgação
Em Pirapó, apelido carinhoso dado por aqueles que vivem aqui, estão instaladas empresas que exportam carne para a China, Estados Unidos e países do Oriente Médio. A cidade ainda conta com um belo resort e pesqueiros, que reúnem toda a região para momentos felizes e inesquecíveis.
Fejupi
Falar em Pirapozinho e não falar de uma das festas mais famosas da região é impossível. Este ano ela está novamente confirmada, a 33º edição ocorre entre os dias 26 a 29 de junho, com muita música, comida e claro, a maior fogueira do Oeste Paulista, com mais de 50 metros.
A região toda se encontra e comemora junto com o pirapozense!
O município é dono da Fejupi, a tradicional festa junina promovida pela Prefeitura Municipal, em homenagem a São João Batista
Divulgação
A Festa Junina de Pirapozinho é promovida pela Prefeitura Municipal, em homenagem a São João Batista, o santo padroeiro da cidade. E seguindo o modelo do ano passado, em 2024 também será realizada a 2ª edição da Feira Agropecuária durante os dias do evento.
E, antes da Fejupi, tem mais comemoração. No dia 24 de junho, na Igreja Matriz São João Batista, um dos lugares especiais do município, tem festa em honra ao padroeiro.
Tradicional festa Fejupi em Pirapozinho
Divulgação
75 anos a mais
Como não amar a senhora Pirapozinho? Afinal, ela é feita de gente trabalhadora, esforçada e que tem orgulho de criar raízes neste lugar abençoado por Deus. Uma cidade com características tão positivas, sempre pensa em sua população em primeiro lugar e que coloca o bem-estar nas preocupações de um futuro com mais 75 anos.
Aquilo que é feito hoje e fica para o futuro, para as próximas gerações, é o que realmente importa. O serviço, o atendimento e tudo o que soma na qualidade de vida do pirapozense é valioso.
Sistema de Lazer do Jardim Vantini.
Divulgação
Por isso, podemos citar o Sistema de Lazer do Jardim Vantini, com a quadra poliesportiva, pista de caminhada, quadra de areia e parque infantil. O espaço contempla moradores do bairro, bem como adjacências. Nos finais de semana reúne adeptos de esportes e oferece momentos de lazer.
Já o Projeto Cozinhalimento, instalado junto ao Centro de Geração de Renda, oferece cursos de capacitação e profissionalizantes.
E a Praça Poliesportiva e de Lazer “Severino Limeira Neto”, localizada no Conjunto Habitacional Adélia Jorge de Oliveira, é um local que se tornou ponto de encontro dos pirapozenses, por contar com campo de futebol society, com gramado sintético, banheiros e vestiários. O espaço conta ainda com uma academia ao ar livre, parque infantil e quadra de areia.
Campo Society com gramado sintético.
Divulgação
A cidade que pelo comércio forte ganhou o apelido carinhoso de “Jóia da Alta Sorocabana”, que tem uma das melhores coxinhas da região, a famosa coxinha de massa de mandioca do Asilo Vicentino Nossa Senhora da Penha, tem muito o que comemorar, além de criar ainda mais histórias para o futuro!
Parabéns, Pirapozinho, por 75 anos de uma Feliz Cidade!