Eles conheceram as belezas naturais do rio, aspectos histórico-culturais da região e receberam noções sobre educação ambiental Participantes desfrutaram de paisagens exuberantes durante a 6ª edição do passeio, em fevereiro
Crédito: Fernando Tavares
Uma das maiores cidades do interior paulista, com quase meio milhão de habitantes, que disputam o espaço urbano desenhado por prédios imponentes, se rende, num final de semana do mês de fevereiro, a um cenário esculpido pela natureza.
As pessoas que costumam se encontrar pelas ruas e avenidas marcaram, dessa vez, um encontro no rio que leva o nome do município. São mais de 500, que chegam com diferentes tipos de embarcações, como caiaques, canoas, stand-up padeces, jangadas… A única exigência é que sejam movidos a remo.
A 6ª edição do Passeio Remo Piracicaba, movimentou o trecho entre o Largo dos Pescadores, no bairro da rua do Porto, e o Condomínio Terra de Ártemis, percorrido durante cinco horas. Organizado pela Associação de Remo de Piracicaba e apoiado pela BluestOne, empresa especializada em gerenciamento de resíduos sólidos com sede em Saltinho-SP, o evento busca conscientizar para a conservação do rio, que enfrenta altos níveis de poluição.
O apoio da BluestOne ao passeio é explicado por Alexandre Resende, veterinário da empresa, como uma forma de estabelecer parceria em prol da sustentabilidade ambiental e da saúde das populações que dependem dos recursos naturais.
“É justamente isso que a BluestOne enxergou no evento do remo, porque ele reúne muitas pessoas. É muito importante elas terem essa conscientização do quanto é fundamental ter os olhos voltados para dentro do rio, para chamar a atenção de quem está fora do rio”, afirma. “A gente aproveita para falar sobre matas ciliares, preservação das nascentes e questão do lixo, promovendo educação ambiental durante todo o evento”.
Também é feita uma análise da qualidade da água. Para isso, é usado um aparelho que permite avaliar diversos parâmetros físico-químicos, como temperatura da água, PH, nível de oxigênio e as consequentes condições para a fauna que depende do rio.
Ao longo do rio, possibilidade de contato com a natureza e com o legado de povos indígenas que habitaram a região
Crédito: Fernando Tavares
História
O passeio também é um convite a conhecer um pouco da história e da cultura da região. Os participantes ficam sabendo que povos indígenas habitaram as margens do Piracicaba. E têm a oportunidade de conhecer a Ilha das Flechas, onde foi encontrada uma urna funerária, a igaçaba, a primeira peça indígena exposta no Museu de Piracicaba.
A ideia de promover essa aventura guiada pelo rio surgiu dos piracicabanos José Valdir e Mateus Giovanetti, que, em 2019, decidiram comemorar o aniversário de um deles com um passeio de caiaque. Nos anos seguintes, eles foram convidando outras pessoas e a proposta foi crescendo. Com isso, a população de Piracicaba e região passou a valorizar potencialidades que até então desconheciam sobre o rio.
Outros projetos
Além do apoio ao Passeio Remo Piracicaba, a BluestOne mantém parcerias científicas com a Fundação Lymington, instituição de Juquitiba-SP que se dedica, há mais de duas décadas, a salvar aves ameaçadas de extinção; com o Instituto Pato-Mergulhão, da Chapada dos Veadeiros, para monitorar a presença e a reprodução do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), ave cuja ocorrência é um indicativo da qualidade da água, entre outras.
A empresa também participou, em 2023, da iniciativa da Cápsula do Tempo, com a Prefeitura de Campinas e Programa Terra da Gente, que reuniu cartas, fotos, desenhos e outras manifestações, e que será aberta em 2033, para avaliar como a relação com a natureza evoluiu em dez anos.
Efeitos da poluição do Piracicaba na fauna do rio é uma das preocupações dos organizadores do evento
Crédito: Fernando Tavares
SERVIÇO:
BluestOne Brasil
Endereço: Rodovia Cornélio Pires (SP-127), km 51 – CEP: 13440-970 – Saltinho-SP
E-mail: contato@bluest.one