22 de setembro de 2024

O melhor vinho para harmonizar com massa ao molho bolonhesa

Prato tradicional pede rótulos tintos como Sangiovese, Malbec Quem cresceu numa família de origem italiana lembra bem do perfume do molho à bolonhesa invadindo a cozinha nas manhãs de domingo. Um cheiro delicioso que ultrapassou até as fronteiras da Itália até se tornar, com toda certeza, o condimento itálico mais famoso do mundo.
Apesar de ser com frequência associado ao spaghetti, a receita original registrada em 1982 pela Accademia Italiana della Cucina prevê o uso do tagliatelle com ovos, uma massa mais porosa e perfeita para absorver o molho. Mas a verdade é que o ragu é perfeito com qualquer formato de massa, seja longo ou curto, sem falar da imortal lasagna.
Quando o assunto é vinho, o ragu bolonhês pede, sem dúvidas, vinhos tintos que estejam à altura da intensidade de sabor da comida. A dica é apostar em tintos de corpo médio, com notas de frutas frescas e boa acidez que limpe o paladar da gordura e untuosidade do condimento.
A uva tinta Sangiovese, muito difundida no centro da Itália, elabora rótulos vigorosos e perfumados que casam bem com o molho. O Malbec argentino também é uma excelente opção. Nesse caso, melhor escolher rótulos sem ou com pouco tempo de passo por barrica para que as notas de madeira não sejam demasiadamente intensas e a bebida ainda mantenha um bom frescor de frutas.
A Carmenère, tinta típica do Chile, é outra uva excelente para acompanhar uma bela massa à bolonhesa, desde que, assim como a Malbec, o vinho não passe por um amadurecimento muito prolongado em contato com a madeira. É recomendado apostar em rótulos com notas de frutas frescas, corpo médio e boa acidez.
Confira três vinhos perfeitos com a massa à bolonhesa:
Corbelli Sangiovese IGT Puglia
Corbelli Sangiovese IGT Puglia
Divulgação
Este tinto italiano apresenta belos aromas frutados, que lembram cerejas e morangos, com notas de especiarias. Em boca, destacam-se os taninos finos e o ótimo equilíbrio. Ideal para acompanhar massa e pizzas.
Norton Select Malbec
Norton Select Malbec
Divulgação
A premiada vinícola argentina Norton assina esse tinto de aromas que lembram ameixas e figos. Em boca, é elegante, apresenta bom corpo e taninos macios. Uma parte do vinho (50%) amadurece em barricas de carvalho francês e outra parte em cubas de concreto. Perfeito com lasanhas, massas com molhos à base de carnes e carnes vermelhas assadas.
Carolina Reserva Carmenère
Carolina Reserva Carmenère
Divulgação
Apresenta aroma de frutas escuras, como cereja, além de notas de café e chocolate. Em boca, é seco, encorpado, tem boa acidez e taninos redondos. Envelhece por 8 meses em barrica de carvalho francês e é ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e cozinha mediterrânea.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Mais Notícias