22 de setembro de 2024

Heroína da Inconfidência Mineira: Bárbara Heliodora vai ganhar homenagem em museu

Caixa com restos mortais da mineira vão deixar São Gonçalo do Sapucaí (MG) e seguir ao Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG). Heroína da Inconfidência Mineira: Bárbara Heliodora vai ganhar homenagem em museu
O primeiro passo de uma reparação histórica. Assim é tratada a realização do despojo, a retirada da terra do túmulo, onde foram enterrados os restos mortais de Bárbara Heliodora, em São Gonçalo do Sapucaí (MG). Eles vão seguir para Ouro Preto, onde a heroína da Inconfidência Mineira será homenageada.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira nasceu em 1759, em São João del Rei. Ela foi uma mulher importante na conjuração mineira. Como parte da aristocracia, teve uma excelente educação. Gostava de música e poesia, se tornou uma das pioneiras da literatura brasileira.
As poesias de Bárbara são os primeiros registros no Brasil de uma mulher empresando arte pela escrita. Casou-se com o ouvidor Alvarenga Peixoto. O casal cedia as casa para as reuniões dos Inconfidentes.
Heroína da Inconfidência Mineira: Bárbara Heliodora vai ganhar homenagem em museu
Reprodução/EPTV
A cerimônia iniciada no Cemitério de São Gonçalo do Sapucaí e encerrado na matriz da cidade reconheceu o legado.
“Durante muito tempo houve, em São Gonçalo do Sapucaí, essa dúvida, se Bárbara Heliodora estava sepultada aqui ou não. Então, essa é uma reparação que está sendo feita de que realmente ela está sendo sepultada aqui. E, a pedido tanto do governador de Minas quanto da desembargadora, que fosse feita essa homenagem a ela em Ouro Preto, mas como forma simbólica, com uma pequena quantidade de terra do túmulo, sendo levada. Estamos jogando luz a essa história e esclarecendo de uma vez por todas que ela está sepultada aqui em nossa cidade”, pontuou o Diretor de Cultura e Turismo de São Gonçalo do Sapucaí, Stanley Drago.
Bárbara Heliodora viveu os últimos anos de vida em São Gonçalo do Sapucaí. Morreu em 1819 e foi enterrada na igreja matriz. Cerca de 100 anos depois, na década de 1920, os restos mortais foram retirados do local e levados para uma vala comum do cemitério do município.
Neste sábado, os restos mortais voltam para a mesma igreja, um século depois. Os despojos ficam agora expostos em uma caixa, em sinal de admiração, antes dela ser levada para o Museu da Inconfidência, em Ouro Fino.
“Os historiadores hoje colocam luz sobre aspectos que há décadas atrás não eram talvez tão relevantes. A gente não pode esquecer que fazemos parte de uma sociedade patriarcal, machista e que custa para a gente reconhecer o papel das mulheres nessas lutas. Acho que o Museu da Inconfidência, como lugar que nasce para recordar os primórdios dessa história de liberdade, é o melhor lugar para que uma parte simbólica da Bárbara esteja presente”, explicou o diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros.
Heroína da Inconfidência Mineira: Bárbara Heliodora vai ganhar homenagem em museu
Reprodução/EPTV
A caixa com os despojos de Bárbara Heliodora ficará exposta na igreja matriz até o dia 19 de abril. Para a família, um sinal de orgulho.
“Eu sou descendente a partir da irmã da Bárbara Heliodora. Segundo os genealogistas, eu seria o tetra sobrinho dela. As histórias de Bárbara Heliodora sempre estiveram na minha família e sempre ela foi motivada como exemplo. A gente começou a estudar a história do Brasil tentando entender qual foi a participação dessa mulher que hoje é um mito”, falou o diretor de teatro Ícaro Alba Almeida.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias