O mês de abril, marcado internacionalmente como o mês de conscientização sobre o autismo, é especialmente significativo para essa causa. Crianças, adolescentes jovens e adultos participaram da Caminha do Autismo em Santarém
Amarildo Gonsalves /TV Tapajós
Em Santarém, oeste do Pará, foi realizada na tarde de sábado (6), na orla da cidade, a “Caminhada do Autismo”. Segundo a coordenadora do evento e presidente da Associação TEAs do Tapajós, Cibelle Diniz, além de ampliar a conscientização sobre o autismo, desfazendo estigmas e preconceitos que cercam essa condição, a caminhada é mais um veículo para demandar mais políticas públicas voltadas para o autismo e aprimorar aquelas já em vigor.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“O autista consegue tudo que ele quiser, então o lugar dele é qualquer lugar que ele quiser estar”, ressalta Diniz.
Para ela, a busca pela inclusão para garantir que os autistas tenham acesso a todos os espaços e oportunidades que desejarem, sem barreiras ou limitações impostas pela sociedade, é um trabalho constante.
“O mês de abril, marcado internacionalmente como o mês de conscientização sobre o autismo, é especialmente significativo para essa causa. É um momento para não apenas sensibilizar, mas também educar, quebrando o ciclo de desinformação que muitas vezes cerca o autismo”, informou.
A orla da cidade ficou movimentada com a Caminhada do Autismo
Amarildo Gonsalves/ TV Tapajós
De acordo com Cibelle Diniz, são os pais de crianças autistas que iniciam uma jornada muitas vezes desafiadora, enfrentando obstáculos e buscando apoio para os filhos. Por isso, para muitos pais, a Caminhada do Autismo é um símbolo de esperança e solidariedade, uma demonstração de que não estão sozinhos nessa jornada.
*Colaborou, Carlo Brendolly, produtor de jornalismo da TV Tapajós