22 de setembro de 2024

Mais de 100 toneladas de cocaína foram apreendidas em portos e aeroportos do Brasil entre 2021 e 2023

Esse e outros dados inéditos (obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação) são de um levantamento exclusivo do Fantástico sobre o tráfico internacional de drogas no país.
Mais de 100 toneladas de cocaína foram apreendidas em portos e aeroportos do Brasil entre 2021 e 2023
Entre os anos de 2021 e 2023, autoridades apreenderam 109,2 de toneladas de cocaína em portos e aeroportos do Brasil.
Esse e outros dados inéditos (obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação) são de um levantamento exclusivo do Fantástico sobre o tráfico internacional de drogas no país.
A cocaína exportada pelo Brasil vem da Colômbia, Peru e Bolívia.
“A produção de cocaína tem aumentado paulatinamente todos os anos recentes”, afirma Cláudio Monteiro, especialista do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. “Essa droga chega em todas as regiões do mundo.”
O destino
O Fantástico analisou 1.330 registros de apreensões nos últimos três anos em portos e aeroportos do país. Cerca de 78,6 toneladas da cocaína apreendida tinha como destino mais de 92 países.
A Europa seria o principal destino da cocaína apreendida nos portos brasileiros em 2023. Quase 80% dos carregamentos com rotas identificadas iriam para lá.
Mais de 100 toneladas de cocaína foram apreendidas nos portos e aeroportos do Brasil entre 2021 e 2023
Reprodução/TV Globo
“O PCC consegue associar um monte de empreendedores, de muitos países, diferentes máfias europeias, diferentes grupos latino-americanos, cartéis, diferentes grupos que estão trabalhando na África”, explica o sociólogo e pesquisador Gabriel Feltran.
“Por ser esse intermediador muito importante na cadeia de valor, ele vai conseguir aumentar essa escala e ser interessante para todo mundo negociar com ele.”
Contexto atual
Com o mercado europeu consolidado, a Ásia e Oceania passaram a despertar mais interesse do tráfico.
Não à toa, dados da Polícia Federal mostram que disparou a quantidade de cocaína apreendida nos portos brasileiros a caminho de ambos continentes. Em 2021, foram encontrados 40 kgs na rota para Hong Kong. Dois anos depois, quase uma tonelada e meia seguiria para o outro lado do mundo. Os registros apontam um aumento de 3.600%.
Pesquisas recentes da ONU (Organização das Nações Unidas) mostram que 1kg de cocaína na Austrália pode custar mais de 20 vezes o valor aqui do Brasil.
A quantidade de cocaína apreendida a caminho da Ásia disparou em todos os aeroportos do país. Foram 487kgs em 2023, quatro vezes a mais do que o registrado em 2021. O número de presos a caminho da Ásia também subiu e chegou a 84.
Nos últimos três anos, Malásia, Emirados Árabes e Hong Kong seriam os principais destinos na Ásia.
As apreensões
Os portos de Santos e o de Paranaguá lideram o ranking das apreensões por droga no Brasil.
Guarulhos concentra mais de 80% da cocaína apreendida nos aeroportos do país. Um dos motivos é a abundância de voos para destinos espalhados por todos os continentes.
Em média, pelo menos uma pessoa foi presa por dia no Aeroporto Internacional de São Paulo em 2023.
“Eu diria que hoje a questão dos passageiros que engolem droga para deportar é o maior problema”, afirma o delegado Mario de Marco.
O Fantástico presenciou uma passageira ser presa em flagrante por tráfico internacional de drogas, no aeroporto de Guarulhos. Ághata Frazão viajaria pela terceira vez para a França em apenas nove meses. A poucos passos do avião, o plano dela esbarrou na equipe da Receita Federal.
Ainda na condição de suspeita, ela foi levada para uma sala reservada para passar por testes. Em seguida, foi presa, recebeu atendimento médico e foi levada imediatamente para o hospital para expelir a droga que havia ingerido (ela também carregava cocaína na bagagem).
Em nota, a defesa de Ághata Frazão afirmou que vai provar que a cliente não é traficante e não faz parte de organização criminosa.
“Há um risco muito grande que uma cápsula dessa possa vazar, possa estourar, e ela vir a óbito imediatamente”, diz Dennis Cali, delegado-chefe da Polícia Federal.
O Fantástico também acompanhou outra prisão em flagrante, no aeroporto de Guarulhos. Dessa vez, de Dávlia Ferreira de Souza, grávida de cinco meses. A defesa da União disse que ela vive em situação de extrema vulnerabilidade social e irá se defender da acusação ao longo do processo.
“Nós detectamos aqui um aumento muito grande de mulheres, algumas delas com filhos, outras até grávidas fazendo esse transporte para o exterior”, afirma o delegado Cali.
Garantia da Lei e da Ordem
Em novembro do ano passado, o presidente Lula decretou a GLO, a Garantia da Lei e da Ordem.
“Para que a gente possa ajudar os governos dos estados e ajudar o próprio Brasil a se livrar do crime organizado, da quadrilha, do tráfico de drogas e do tráfico de armas”, disse o presidente, na época.
Marinha e Aeronáutica passaram a reforçar a vigilância em portos e aeroportos, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A data prevista para o fim da operação é 3 de maio.
A quantidade de cocaína apreendida nos portos do Brasil vem caindo nos últimos três anos. Em 2021, foram 47 toneladas. Em 2023, 23 toneladas.
Para o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, é preciso ter cada vez mais integração entre as forças de segurança federais e estaduais. E combater a lavagem de dinheiro do tráfico.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias