Curso é voltado a professores da educação básica e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2025. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva é terma de curso para professores da educação básica (Imagem ilustrativa)
Reprodução / Redes sociais
As inscrições para o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foram reabertas e podem ser feitas até 30 de janeiro de 2025. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Ufopa e tem a parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O curso visa desenvolver a formação de professores da educação básica, com o intuito de qualificar as práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Atendendo à previsão das metas educacionais do novo plano Viver sem Limites de 2023 e ainda à previsão da oferta em formação continuada na área da educação especial e educação inclusiva, previstas na Lei Brasileira de Inclusão de 2015, o curso trabalha o aprimoramento de práticas pedagógicas de professores da educação básica e promove um ambiente de aprendizado inclusivo.
Com carga horária de 120 horas em ambiente virtual, o curso abordará temas de quatro eixos:
Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;
Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva;
Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas;
Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Os eixos, conteúdos pedagógicos propostos e a bibliografia abordados pelo curso seguem os marcos legais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, e com as pesquisas e os estudos científicos que orientam a inclusão do público da educação especial nos sistemas de ensino comum.
Para proporcionar a ampla participação dos professores, o curso será gratuito e na modalidade a distância pelo Ambiente Virtual da UFRRJ. O curso tem duração de três meses e deverá iniciar as atividades em março de 2025. O público-alvo são professores da educação básica.
As inscrições são gratuitas e os interessados no curso podem se inscrever neste link.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região