22 de setembro de 2024

‘O Espigão’ estreia no Globoplay; novela denunciou expansão imobiliária desenfreada

A trama gira entorno da construção de um grande empreendimento no bairro de Botafogo, na Zona Sul carioca.
Milton Moraes em ‘O Espigão’, de 1974
Acervo Globo
A novela “O Espigão” chega nesta segunda-feira (8) ao catálogo do Globoplay. Originalmente exibida em 1974, a obra foi escrita por Dias Gomes e dirigida por Régis Cardoso.
A trama gira entorno da construção de um grande empreendimento no bairro de Botafogo, na Zona Sul carioca.
MEMÓRIA GLOBO: ‘O Espigão’
O ponto de partida da história é a disputa entre o empresário Lauro Fontana (interpretado por Milton Moraes) e os irmãos Camará – Urânia (Wanda Lacerda), Tatá (Ary Fontoura), Tina (Susana Vieira) e Marcito (Carlos Eduardo Dolabella) –, que herdaram o terreno do pai.
Wanda Lacerda, Carlos Eduardo Dolabella, Ary Fontoura e Susana Vieira em ‘O Espigão’, de 1974
Acervo Globo
Marcito, o caçula, é o único a favor da venda da propriedade, local ideal para que Lauro construa o espigão, hotel mais moderno do mundo.
O personagem Lauro, fascinado pelo projeto, não via empecilhos quando o assunto era a construção do espigão. Já os três irmãos Camará contrários à venda, apegados à memória do pai, mantinham a decisão de não entregarem o terreno.
Betty Faria em ‘O Espigão’, de 1974
Acervo Globo
Usando do humor, a novela denunciou a expansão imobiliária desenfreada. É a segunda novela mais antiga a ser disponibilizada no Globoplay, ficando atrás apenas de “O Bem-Amado” (1973), do mesmo autor.
Susana Vieira ganhou o prêmio de Melhor Atriz pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), por seu trabalho na trama.
Betty Faria também foi premiada pela performance na novela, na mesma categoria.

Mais Notícias