Flagra foi feito por uma equipe da Rede Amazônica na manhã desta quarta-feira (25), feriado de Natal. Banhistas ignoram interdição e são flagrados na Praia da Ponta Negra
Alguns banhistas ignoraram o aviso de interdição e foram flagrados, nesta quarta-feira (25), na Praia da Ponta Negra, que está sendo afetada pela seca no Amazonas. A praia está interditada para banho desde o dia 17 de setembro, após o Rio Negro ultrapassar a cota mínima de segurança, estabelecida em 16 metros.
Neste ano, o Rio Negro atingiu 12,11 metros, o menor nível já registrado em mais de 120 anos de medição. O fenômeno além de levar ao fechamento da Praia da Ponta Negra, também alterou o cenário de outros pontos turísticos, como o Encontro das Águas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com a medição feita pelo Porto de Manaus, na terça-feira (24), o Rio Negro atingiu 17,09 metros na capital amazonense. Entretanto, mesmo após superar a cota de emergência, a Praia da Ponta Negra permanecerá fechada durante a Festa de Réveillon em Manaus, conforme informado pelo prefeito David Almeida.
Apesar da interdição, banhistas foram flagrados se banhando no local na manhã desta quarta-feira (25). O flagrante foi registrado pela equipe de reportagem da Rede Amazônica.
Nas imagens, é possível ver que, em determinado momento, uma equipe de fiscalização chega e orienta os banhistas a se retirarem da área interditada. Também foi observado que algumas placas de interdição foram vandalizadas, assim como a cerca que delimita a área interditada.
A interdição da Praia da Ponta Negra, ponto turístico e principal balneário de Manaus, é recomendada a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, que prevê a medida de segurança quando o nível do rio atingir 16 metros.
Na época do anúncio da interdição, a prefeitura informou que a decisão levava em consideração a segurança e a prevenção contra afogamentos, uma vez que a praia ainda pode apresentar buracos, desníveis, depressões e, até mesmo, banco de areias.
A prefeitura também orientou que os banhistas não entrem no rio. As placas de interdição seguem no local, em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos.
A proibição só vale para o banho no local. O trecho de areia segue tendo seu uso livre por frequentadores para a prática de atividades físicas e de entretenimento. O funcionamento do calçadão e toda a estrutura do complexo seguem operando normalmente.
Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que na manhã da quinta (26) as ações para desinterdição da praia serão anunciadas no anfiteatro do complexo turístico Ponta Negra.
Praia da Ponta Negra é interditada por 180 dias por conta da seca