22 de setembro de 2024

PF localiza garimpo ilegal e destrói R$ 2 milhões em maquinários dentro de Parque Nacional no Amapá

Ação aconteceu na área do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e contou com participação da Polícia Civil do Amapá, Grupo Tático Aéreo – GTA, ICMBio e IBAMA. Operação Ancestrais da Polícia Federal no garimpo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
Polícia Federal/divulgação
Dois milhões de reais em maquinários e outros equipamentos de apoio, utilizados em uma área de garimpo ilegal dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, foram destruídos durante a Operação Ancestrais, da Polícia Federal no Amapá, realizada neste sábado (6) e domingo (7).
A operação faz parte do combate à exploração ilegal de ouro e demais crimes ambientais praticados no Estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Segundo a investigação, a exploração causada por garimpeiros ilegais, gera impacto direto no ecossistema local, com danos que podem ser considerados irreversíveis em até 30 quilômetros do curso dos rios na região.
A operação também tem o objetivo de localizar maquinários utilizados por garimpeiros.
A ação contou com a atuação da PF, Polícia Civil do Amapá, Grupo Tático Aéreo (GTA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Durante a operação, foram destruídos 2 computadores, 10 motores, 1 trator e 1 moto foi apreendida. Estima-se que os equipamentos estavam avaliados em R$ 2 milhões.
Ainda segundo a polícia, os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da união, poluição e desmatamento. Em caso de condenação, poderão pegar pena de até 13 anos de reclusão e multa.
VEJA TAMBÉM
Operação da PF mira garimpo ilegal que desmatou 83 campos de futebol perto de terra indígena no AP
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
O parque foi criado em 2002 e possui uma área total de 3.864.443 hectares na Amazônia, tornando-o o maior parque nacional do Brasil e um dos maiores do mundo.
A unidade está localizada entre os estados do Amapá e Pará e abrange os municípios amapaenses de Calçoene, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. Já do lado paraense o município de Almeirim é alcançado pelo parque.
O parque é atravessado pelas nascentes de 3 dos maiores rios do Amapá: Araguari, Oiapoque e Jari. A vegetação tropical pode ser vista a grandes distâncias, principalmente por conta do tamanho das árvores.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias