11 de janeiro de 2025

Tarifa de energia da CPFL Paulista aumenta até 1,77% na região de Campinas a partir desta segunda

Concessionária atende 234 municípios do interior de São Paulo. Reajuste médio é de 1,46% e passa a valer nesta segunda-feira (8). Fachada da CPFL em Campinas
Fernando Pacífico / G1
As contas de energia nas cidades da região de Campinas (SP) atendidas pela CPFL Paulista sofreram reajuste médio de 1,46% a partir desta segunda-feira (8). Os novos valores serão cobrados, proporcionalmente, na conta de abril. Veja, abaixo, os percentuais de aumento.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
indústrias e grandes comércios: 0,80% ⏫
residências e pequenos comércios: 1,77% ⏫
Ao todo, a CPFL Paulista atende 234 municípios do interior paulista. Na região de Campinas, são atendidas as seguintes cidades:
Águas de Lindóia
Americana
Amparo
Campinas
Espírito Santo do Pinhal
Hortolândia
Itapira
Lindóia
Monte Alegre do Sul
Monte Mor
Morungaba
Paulínia
Santo Antônio do Jardim
Serra Negra
Socorro
Sumaré
Valinhos
Segundo a CPFL, o reajuste foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que considerou a atualização de custos com a compra de energia, com sistema de transmissão, com a distribuição da energia elétrica e com “encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor”.
Por que os valores foram reajustados?
A CPFL Paulista afirma que os principais fatores são o aumento dos custos que não são gerenciáveis pela distribuidora.
Segundo a concessionária, a redução do aporte causado pela privatização da Eletrobrás, o aumento dos custos de transmissão e a alta também no custo de geração impulsionaram elevação dos encargos setoriais.
“Por outro lado, em relação aos custos gerenciados pela distribuidora, houve redução devido à variação anual negativa do IGP‐M, de 4,26%, descontada do Fator X, mecanismo de compartilhamento de ganhos de produtividade aos consumidores”, explicou a CPFL Paulista.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias