11 de janeiro de 2025

Cecília, Helena, Miguel e Ravi: saiba quais nomes lideram ranking de registros em 2024 no interior de SP


De acordo com a Arpen, as escolhas demonstram que a cultura e os costumes de uma época refletem nas preferências das famílias. Veja preferências em Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara. Bebê recém nascido
Unsplash
Os nomes Cecília e Miguel lideram o ranking dos registros de nascimentos em Piracicaba (SP) em 2024. Em Limeira (SP), a lista dos dez nomes mais escolhidos por pais e mães foram Helena e Ravi. Em Santa Bárbara d’Oeste (SP), Laura e Heitor estão no topo das preferências. -📝 Veja detalhes, abaixo, na reportagem.
Os dados integram o levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), divulgado nesta quinta-feira (26), a pedido do g1.
✍️Diferente do observado há cerca de dez anos, quando era comum o uso de nomes compostos, a tendência mais atual é preferência por nomes curtos. O ranking aponta, segundo a associação os principais fatores que podem influenciar os pais na escolha dos nomes em 2024:
Busca por nomes curtos
Nomes de fácil pronúncia
Busca por simplicidade
Nomes tradicionais e bíblicos
Influência de personalidades do mundo digital
📲 Participe do Canal do g1 Piracicaba e região no Whatsapp
Influências
De acordo com a Arpen, as escolhas demonstram a cultura e os costumes de uma época que refletem nas preferências das famílias.
“Os nomes escolhidos não apenas refletem os gostos individuais, mas também traduzem as influências culturais, religiosas e da mídia, que desempenham um papel fundamental na formação das preferências das famílias”, afirma Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
Nomes curtos e sonoros
A preferência por “nomes curtos, sonoros e de fácil pronúncia”, como Miguel e Ravi, segundo a Arpen se mostrou recorrente.
“Nomes como Helena, Heitor, Theo e Noah também se destacam, refletindo uma busca crescente por simplicidade e sonoridade. A lista ainda inclui Alice, Bernardo e Maite, mostrando uma combinação de tradição e originalidade. Os nomes escolhidos mesclam influências bíblicas e a forte presença de personalidades do mundo digital, conferindo um toque contemporâneo e global aos registros”, aponta.
“Os cartórios são guardiões da história e da identidade cultural do Brasil, uma verdadeira base de dados da nação, que registra a história de cada família e de cada indivíduo, do nascimento ao óbito, guardando-a para a posteridade”, completa.
Piracicaba
Na cidade, números consideram todos os 4.492 registros de nascimento até o dia 26 de dezembro de 2024. A pesquisa mostra que nomes simples, curtos e bíblicos são tendência nos registros.
Depois de Miguel (73 registros), os nomes mais registrados entre os recém-nascidos do sexo masculino em Piracicaba são: Gael (54 registros), Ravi (54 registros), Theo (51 registros) e Noah (51 registros).
Entre as meninas as preferências são: Cecilia (69 registros), Helena (61 registros) e Alice (58 registros). Esses nomes refletem uma combinação de tradição, sonoridade e uma influência crescente das tendências atuais.
📝Veja o ranking dos dez nomes mais escolhidos na cidade:
Ranking dos 10 nomes mais escolhidos em 2024
Evolução de tendências: sem nomes compostos 📊
Mantendo a tendência do ano passado, o ranking de 2024 não aponta nomes compostos entre os dez mais escolhidos. O cenário é diferente do que era tendência há uma década, em 2015, quando a Arpen começou a fazer esse tipo de levantamento. Naquele ano, dos dez mais escolhidos, sete eram compostos.
Em 2017, por exemplo, Pedro Henrique e Maria Clara lideraram o ranking em Piracicaba. Naquele ano, Miguel foi o terceiro colocado e Helena, que agora figura no topo da lista de nomes femininos, estava em 16º lugar.
“Os cartórios são guardiões da história e da identidade cultural do Brasil, uma verdadeira base de dados da nação, que registra a história de cada família e de cada indivíduo, do nascimento ao óbito, guardando-a para a posteridade”, completa.
📌 As escolhas mais populares, no entanto, correspondem a uma pequena fatia do total de registros.👶 Neste ano, foram feitos 4.492 de registros de nascimentos até a metade de dezembro em Piracicaba.
🗓️ Os registros foram coletados pela Arpen até 26 de dezembro de 2024. Em razão disso, o ranking deste ano pode sofrer algumas alterações.
Limeira
Veja o ranking dos nomes mais escolhidos e o número de registros de recém-nascidos para cada um: Helena (56), Ravi (52), Alice (50), Cecília (46), Miguel (45), Theo (45), Benício (39), Maitê (34), Arthur (33) e Noah (31).
Santa Bárbara d’Oeste
Em Santa Bárbara d’Oeste, os nomes mais escolhidos foram: Heitor (28), Gael (26), Ravi (24), Benício (24), Noah (23), Laura (22), Helena (21), Theo (21), Arthur (21), Bernardo (21).
Como trocar o nome?
A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro. (Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.)
Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.
“Mudanças no sobrenome também foram incluídas na nova legislação. Dessa forma, abre-se a possibilidade de inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo”, explica Gustavo Fiscarelli.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias