11 de janeiro de 2025

Rio Capivari transborda e alaga ruas de Monte Mor


Segundo a Defesa Civil, cidade registrou 79 mm nas últimas 24 horas. Cidade recebeu alerta de perigo para o risco de chuvas intensas. Rio Capivari transborda e alaga ruas de Monte Mor
Reprodução/EPTV
Um trecho do Rio Capivari transbordou e causou alagamentos, nesta sexta-feira (27), em Monte Mor (SP). De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a cidade registrou 79 milímetros nas últimas 24 horas.
Monte Mor aparece entre os municípios com alerta de perigo para chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso significa que os volumes de chuva variar de 30 a 100 milímetros com ventos intensos até, pelo menos, sábado (28).
Até o início da tarde, estavam interditadas por conta do alagamento:
Rua Siqueira Campos (Vila Farid Cali)
Rua Capitão Aguirre (Vila Farid Cali)
Rua 15 de Novembro (Vila Farid Cali)
Rua Antônio Canesin (Capuavinha)
Rua 13 de Maio (Vila Possato)
Condomínio Pontim
A administração municipal informou que todas as ocorrências são por conta do nível do rio, que chegou a 1,42 metros durante e manhã. Apesar disso, a Prefeitura diz que nenhuma casa foi atingida e que não há desabrigados ou desalojados.
À EPTV, afiliada da TV Globo, a moradora Vanderleia afirmou que o cenário está preocupando a vizinhança. “Está subindo a água ainda. Na outra enchente ela chegou no portão, mas as casas para baixo da minha rua já está começando a subir a água”.
“Na rua onde eu moro tem umas casas que o pessoal viajou. Agora as coisas estão tudo lá. Se a água subir lá, como vai fazer? Vai perder tudo”, comenta.
Ainda segundo a administração, as comportas da barragem Leopoldina estão abertas desde o início de dezembro, pois era esperado o grande volume de chuvas neste mês. A intenção é tentar evitar o transbordamento da calha do rio e seus afluentes.
Defesa Civil em alerta
Em decorrência das chuvas dos últimos dias, o Governo de São Paulo montou um gabinete de crise. O órgão informou que, com a chegada de uma frente fria, os níveis de acumulados de chuva podem variar nas próximas horas, inclusive na região de Campinas (SP).
Veja abaixo as recomendações da Defesa Civil:
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Mais Notícias