22 de setembro de 2024

Em estado de emergência, Boituva intensifica ações no combate a dengue com ‘fumacê’

Boituva (SP) atingiu a marca de 1.054 casos confirmados de dengue em 2024. Em março prefeitura decretou estado de emergência A cidade atingiu a marca dos 1.054 casos de dengue em 2024 e o município decretou estado de emergência.
Reprodução
A Prefeitura de Boituva vai complementar as ações de combate ao mosquito da dengue com o popularmente conhecido “fumacê, a partir desta segunda-feira (8). A cidade atingiu a marca dos 1.054 casos de dengue em 2024 e o município decretou estado de emergência.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Um carro da defesa civil passará nos bairros: Parque Ecológico, Vitória e De Lorenzi, a partir das 17h30.Inicialmente, o “fumacê” passará nesses bairros por três dias seguidos. Segundo a prefeitura, outros bairros devem receber a ação futuramente.
O executivo alerta que a nebulização só ocorrerá em caso de condições climáticas favoráveis. E informa ainda ainda que as portas e janelas estejam abertas para uma ação mais eficaz.
Segundo a prefeitura, o produto utilizado é o Cielo, aprovado pela Anvisa e indicado pela Organização mundial da Saúde (OMS).
Todos os produtos adquiridos pelo Ministério da Saúde (adulticidas e larvicidas) são indicados pela OMS e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantindo a segurança da população.
Além de manter portas e janelas abertas durante a passagem do “fumacê”, a prefeitura reforça a importância de eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito em casas e terrenos.
Situação de Emergência
Em março, o Executivo decretou situação de emergência em saúde pública em virtude da alta dos casos de dengue. A ação autoriza que o município adote medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de dengue.
De acordo com a prefeitura, todas as secretarias se prontificaram a atender as exigências do decreto e trabalhar em conjunto para combater a dengue.
A pasta ainda solicita que a população se mobilize para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principalmente com relação aos criadouros e o acúmulo de água.
O decreto permanecerá ativo até que a condição sanitária no município se estabilize.
Atendimento
A Unidade Básica de Saúde do Centro está atendendo exclusivamente a população com sintomas em formato de porta aberta, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A unidade conta com equipe específica para estes atendimentos, incluindo salas de hidratação para os pacientes.
Vale lembrar que a Unidade de Saúde do Novo Mundo permanece realizando os atendimentos para os moradores daquela região.
UBS Centro: Rua Evaristo Candiotto – 56
UBS Novo Mundo: R. Carmela Tirabassi Coan, 93-129
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o telefone (15) 3263-5823.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias