Níveis do Ribeirão Quilombo atinge mais de 1,80 metro nesta sexta-feira (27). Na cidade, choveu quase 49 milímetros. Nova Odessa volta a registrar pontos de alagamento após chuvas desta sexta-feira
Prefeitura de Nova Odessa/Reprodução
As chuvas intensas que atingiram a região, nesta sexta-feira (27), provocaram transtornos a moradores de Nova Odessa e Capivari (SP). Ruas ficaram alagadas em bairros das áreas rural e urbana e famílias precisaram deixas residências.
Nova Odessa
De acordo com a Defesa Civil de Nova Odessa, o nível do Ribeirão Quilombo atingiu 1,80 metro e entrou em situação de alerta. Houve alagamentos e uma família precisou deixar a residência nas proximidades do córrego no Jardim Flórida.
Segundo medição da Coden Ambiental, choveu 48,8 milímetros em Nova Odessa nesta sexta-feira (27).
🛣️Houve alagamentos pontuais em trechos de vias públicas cortadas por córregos da cidade, incluindo as Avenidas Ampelio Gazzetta, no Green Village, e Carlos Botelho, Rodoviária, e José Penachione, no Parque Planalto.
“Quanto ao Ribeirão Quilombo, uma família teve que deixar sua residência no Jardim Flórida, com apoio da Defesa Civil. Foi necessária manutenção de emergência também no trecho rural das Avenidas Brasil e Eduardo Karklis, com a colocação de pedra e brita, para devolver condições seguras de tráfego”, descreveu a prefeitura.
📲 Acesse o canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
Equipes da Defesa Civil Municipal, Secretarias de Obras e de Meio Ambiente, Setor de Trânsito, GCM e Coden Ambiental seguem monitorando o cenário na cidade e as condições das vias, bem como no atendimento às famílias.
A Defesa Civil alerta que os motoristas não devem tentar passar em ruas alagadas em hipótese alguma.
Capivari
Quatro famílias precisaram deixar suas casas no Bairro Moreto, nas proximidades do rio que corta Capivari (SP), neste sábado (28), após o manancial atingir 1,80 metro por volta das 6h15.
A Rua João Moretti, geralmente, é a primeira via a ser tomada para águas quando o rio transborda. A previsão, segundo a prefeitura, é que o manancial possa chegar a 2,20 metros com a continuidade das chuvas neste sábado.
Inmet alerta para perigo potencial de chuvas intensas em cidades da região de Piracicaba até este sábado, dia 28 de dezembro
Reprodução/Inmet
Alerta
⚠️O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja de possibilidade de chuvas intensas nas 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e região entre esta sexta-feira (27) e sábado (28), às 10h.
⛈️O aviso indica chances de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos (60-100 km/h).
🌴Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Fim de semana deve ser de chuva forte e trovoada em cidades da região; confira previsão
Confira as recomendações da Defesa Civil:
• Evite lugares abertos, como praias, parques, campos de futebol e estacionamentos;
• Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
• No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
• Evite tomar banho durante a tempestade;
• Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
• Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
• Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
• Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
• Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba