4 de janeiro de 2025

Reeleição em 1º turno, mandatos cassados, candidato morto e resultado das urnas: reveja fatos políticos de 2024 na região de Bauru e Marília


O g1 reuniu as notícias do cenário político da região que tiveram mais repercussão no ano. Eleições municipais foram o principal destaque. Retrospectiva do g1 Bauru e Marília traz os principais fatos políticos de 2024
Reprodução
O ano político na região centro-oeste paulista foi marcado principalmente pelas eleições municipais realizadas em outubro de 2024. Com a proximidade do fim do ano, o g1 reuniu as notícias do cenário político de maior repercussão.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Assim como em eleições anteriores, o g1 trouxe a apuração em tempo real e o resultado das urnas nas 100 cidades de área de cobertura da TV TEM nas regiões de Bauru e Marília. Mas outros fatos políticos relacionados ou não com o pleito foram destaque em 2024. Confira abaixo:
Consequências dos atos golpistas
Fátima Pleti é ré no processo do ataque às sedes dos 3 poderes em Brasília
Facebook/Reprodução
Neste ano, moradores do centro-oeste paulista que foram presos após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 na sede dos três poderes em Brasília foram julgados e condenados pelos crimes. Em março, o ministro Alexandre de Moraes votou pela condenação de Fátima Aparecida Pleti, de Bauru (SP), e Vanessa Harume Takasaki e Rosemeire Aparecida Morandi, de Tupã (SP). Fátima e Rosimeire foram condenadas a 17 anos e Vanessa a 14 anos.
Elas foram condenadas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; dano qualificado; golpe de Estado; deterioração do patrimônio tombado; associação criminosa. As três moradoras da região foram presas preventivamente após o ataque em Brasília, mas tiveram a liberdade provisória concedida em agosto de 2023.
Em maio, Fátima, que cumpria a pena em prisão domiciliar com uso de tornozeleira danificou o equipamento foi considerada foragida. A suspeita é de que ela esteja entre brasileiros condenados no mesmo processo que fugiram para a Argentina. Em novembro, o STF decretou a extradição desses brasileiros condenados e outro morador da região, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, condenado a 14 anos e também considerado foragido, foi preso. (Veja mais detalhes na reportagem completa).
Morte de candidato
Lukas Machado era presidente da Câmara e candidato à Prefeitura de Itatinga (SP) pelo partido Podemos
Facebook/ Reprodução
Durante as eleições municipais deste ano, um dos candidatos à prefeitura de Itatinga foi encontrado morto na casa onde morava no dia 23 de agosto deste ano. O caso, inicialmente registrado como morte suspeita, foi investigado pela Polícia Civil que concluiu que Lukas Machado, que também era vereador na cidade, sofreu uma overdose por uso de drogas, possivelmente cocaína.
A polícia inclusive prendeu o homem suspeito de fornecer a droga ao candidato. Lukas tinha 30 anos e foi um dos vereadores mais jovens do país. Ele foi eleito ao cargo pelo PSDB, era presidente da Câmara e iria concorrer à prefeitura pelo Podemos. (Saiba mais na reportagem completa do caso).
Reeleita no primeiro turno
Reeleita em Bauru no primeiro turno, Suéllen Rosim fala sobre projetos para o 2º mandato
Em Bauru, pela segunda vez desde que a cidade passou a contar com a possibilidade de segundo turno por ter mais de 200 mil eleitores, a eleição foi decidida no primeiro turno. Suéllen Rosim foi reeleita no primeiro turno com 94.314 votos, o que corresponde a 53,73% dos votos válidos.
Desde 2004, quando atingiu essa marca de eleitores, somente nas eleições de 2012, o pleito havia sido decidido no primeiro turno. Na ocasião, Rodrigo Agostinho foi reeleito também para o seu segundo mandato com 82% dos votos válidos. (Veja mais na reportagem completa).
Suéllen Rosim vota em Bauru (SP)
Amanda Sanches/TV TEM
Composição das câmaras
Câmara de Bauru tem 8 novos vereadores entre 21 eleitos e 12 são da coligação da prefeita
Ano de eleições municipais é também de expectativa de mudanças nas câmaras municipais. As reportagens com as informações da composição das câmaras de Bauru e Marília estiveram entre as mais lidas do assunto política em 2024.
Em Bauru, foram 21 vereadores eleitos, quatro cadeiras a mais em relação à última legislatura, e uma mulher negra foi a mais votada. Estela Almagro (PT) recebeu 7.586 votos e será a única representante feminina no próximo mandato. Pela primeira vez na história de Bauru uma vereadora presidirá a Câmara durante a cerimônia de posse da prefeita e vereadores.
Já em Marília, também são quatro vereadores a mais no próximo mandato, passando de 13 para 17 cadeiras no legislativo. Na cidade, oito vereadores foram eleitos para seu primeiro mandato e 9 foram reeleitos. Fabiana Camarinha (PODEMOS) foi a mais votada e a representatividade feminina aumentou de duas vereadores para quatro parlamentares no próximo mandato.
Antes das eleições, o g1 também disponibilizou ferramentas interativas para que os eleitores conhecessem os candidatos a prefeito e vereadores das cidades da região. (Confira os detalhes na reportagem completa).
Urna eletrônica
Giuliano Gomes/PR Press
Mandatos cassados
Ainda entre os fatos políticos de destaque deste ano está a cassação de prefeito e vereadores em Reginópolis em maio. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou os votos obtidos pelo partido Podemos (Pode) nas eleições municipais de 2020 e cassou o mandato de três vereadores do município, além de tornar o prefeito da cidade, Ronaldo da Silva Correa (Pode), inelegível por oito anos.
Na decisão o TSE além de manter a condenação em primeira instância do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a reformou anulando todos os votos obtidos pelo partido nas eleições de 2020. À decisão não cabe mais recursos.
Além do prefeito, foram condenados os vereadores Leonardo Barbosa (Pode), Ednelson Aparecido Bueno (Pode) e Henrique Diego Camilo (Pode). Segundo a sentença, eles foram condenados por abuso de poder e fraude no preenchimento de vagas de candidatas mulheres. (Confira mais informações na reportagem completa).
Ronaldo Correa diz que vai dar continuidade ao trabalho já iniciado como prefeito interino de Reginópolis
Cesar Culiche / TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias