4 de janeiro de 2025

Fazendas assombradas, bronca de Gusttavo Lima, luto no varejo, queimadas: as notícias mais lidas de 2024 na região de Ribeirão Preto


g1 relembra os fatos que ganharam repercussão nacional ao longo do ano. Fazendas assombradas, bronca de Gusttavo Lima, luto no varejo, queimadas: as notícias mais lidas de 2024 na região de Ribeirão Preto
Arte/g1
O ano de 2024 vai chegando ao fim, e o g1 Ribeirão e Franca relembra fatos importantes que marcaram o período na região. Dramas, luto, histórias inusitadas e até sertanejos figuraram entre os casos de maior repercussão.
A seguir, reveja os assuntos mais lidos ao longo de 2024.
Morte da fundadora do Magazine Luiza
Em fevereiro, a fundadora do Magazine Luiza e tia da empresária Luiza Trajano, morreu aos 97 anos, em Franca (SP).
A família informou que Luiza Trajano Donato morreu em casa por causas naturais. O corpo foi sepultado em Franca.
Ao lamentar a morte, nas redes sociais, Luiza Helena Trajano disse que a tia foi uma das maiores referências da vida dela. Além dela, representantes de diferentes áreas, da economia à política, se manifestaram em publicações na internet sobre o legado da empreendedora.
Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza
Divulgação/ Magazine Luiza
Estudante parda perde vaga na USP
Autodeclarada parda, a estudante Isabele Amaral Batista, de 18 anos, moradora de Barrinha (SP), perdeu as duas vagas conquistadas na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (SP) após negativa da Comissão de Heteroidentificação da instituição de ensino superior.
Isabele descobriu que a matrícula havia sido negada quatro dias antes do início das aulas porque a comissão a considerou branca. A análise foi feita por uma foto.
Procurada, a USP informou, na época, que seguia uma série de critérios para avaliação dos candidatos que se inscreveram por meio do programa de cotas.
Estudante de Barrinha, SP, perde vaga na USP após não ser considerada parda pela banca de heteroidentificação
Arquivo Pessoal
Gusttavo Lima para show ao ver agressão
O cantor Gusttavo Lima foi uma das atrações do Ribeirão Rodeo Music 2024 e atraiu uma multidão de fãs no fim de abril em Ribeirão Preto (SP). Entre um sucesso e outro, o sertanejo percebeu o momento em que um homem começou a agredir uma mulher na frente do palco.
Ao ver a cena, Gusttavo Lima parou o show, repreendeu o agressor e acionou os seguranças do evento.
“Atenção, segurança. É a primeira vez que eu vejo um homem levantar a mão para uma mulher. Aí é sacanagem, aí não (…) É covarde, não pode fazer isso não. Quando vem a desordem, a ordem tem que voltar”, disse.
Gusttavo Lima para show ao ver agressão contra mulher no rodeio de Ribeirão Preto, SP
Simone Mendes cancela show em cima da hora
Ainda no universo sertanejo, a cantora Simone Mendes cancelou o show que faria na Expoagro em Franca. O cancelamento aconteceu horas antes da apresentação, surpreendendo o público que inclusive já começava a chegar ao recinto da festa.
Nas redes sociais, o escritório responsável pelo gerenciamento da carreira dela justificou dizendo que a empresa contratante havia descumprido algumas questões. Por sua vez, a organização da Expoagro alegou que o show não aconteceria por motivos de força maior.
A dupla Rionegro & Solimões, que não estava no line-up da festa, acabou substituindo a cantora.
Simone Mendes repete feito impressionante de rasgar calça na Festa do Peão de Barretos
Ricardo Nasi/g1
Irmãs se apaixonam por irmãos, se casam e têm lua de mel juntas
Em Franca, o casamento das irmãs Rafaella Vitória e Alexia se tornou ainda mais especial porque elas se casaram com Thauam e Thales Ferraz, respectivamente, que também são irmãos.
O romance inusitado era, na verdade, um sonho antigo das irmãs, que sempre foram muito unidas e desejavam, por que não, se casar com irmãos ou primos — o importante era ser da mesma família.
O que parecia apenas um delírio se tornou realidade quando os irmãos Thauam, de 20 anos, e Thales, de 23, apareceram, e a vida dos quatros mudou. Eles não só namoraram, como noivaram, casaram e tiveram a lua de mel todos juntos.
Irmãs se casam com irmãos em Franca, SP, e vão para a lua de mel juntos
Arquivo Pessoal
Morador expulso de condomínio após morte e perturbação
Em julho, moradores do condomínio Jardim das Pedras, em Ribeirão Preto, relataram a sensação de alívio depois que o manobrista Sérgio Salomão Fernandes foi expulso por ordem da Justiça do apartamento onde vivia.
Um mês antes, Sérgio matou um vizinho no meio da rua, no Centro da cidade, e foi preso. O manobrista já era alvo de uma série de reclamações na administração do condomínio por causa do comportamento agressivo e por perturbar o sossego. Marretadas nas paredes de madrugada, gritos e ameaças eram alguns dos episódios. Os casos foram denunciados inclusive à polícia.
Sérgio permanece preso pelas agressões injustificadas que resultaram na morte de Júlio César da Silva, de 60 anos.
Sérgio Salomão Fernandes, suspeito de agredir e matar idoso em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Desastre com avião da Voepass
Em agosto, um desastre aéreo causou a morte de 62 pessoas em Vinhedo (SP). O avião da Voepass havia saído de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) e caiu em um condomínio no interior de SP, matando todos os passageiros e a tripulação.
Logo após o acidente, um piloto e um copiloto escalados para um voo que sairia de Ribeirão Preto (SP), onde a companhia tem sede, desistiram de voar.
O acidente, um dos maiores da aviação brasileira, causou enorme comoção, e as causas da queda ainda são investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Em relatório preliminar divulgado em setembro, o Cenipa informou que a tripulação citou falha em sistema de gelo minutos antes da queda de avião.
Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo
‘Hachiko de Guariba’
Para quem assistiu ao filme ‘Sempre ao Seu Lado’, do diretor Lasse Hallström, a história de um cachorro que vive na Santa Casa de Guariba (SP) pode soar parecida. Isso porque ele espera pela tutora do lado de fora do hospital há 8 anos, desde que ela foi internada e morreu.
Desde então, o cão, que ganhou o nome de Caramelo, foi adotado por funcionários e pacientes que já se acostumaram com a figura de quatro patas rondando o prédio.
“De início, achamos que ele voltaria para a casa dele, porque os filhos [da paciente] vieram buscar, fizeram tentativas, mas aí ele escapava e voltava para cá. Aí, os filhos desistiram e deixaram ele aqui”, relembra a recepcionista Letícia Dante.
Cachorro continua à espera de tutora que morreu há 8 anos na Santa Casa de Guariba
Queimadas descontroladas
Em agosto, a estiagem prolongada se agravou com as queimadas que assolaram o interior de São Paulo. Nas cidades da região de Ribeirão Preto, vários incêndios em plantações, principalmente de cana-de-açúcar e café, causaram prejuízos da ordem de bilhões.
Rodovias precisaram ser fechadas por causa do fogo às margens da pista, e o dia chegou a virar noite em razão da fumaça carregada por fortes rajadas de vento. Ribeirão Preto chegou a entrar em estado de emergência devido à onda de calor acompanhada pela baixíssima umidade do ar.
Houve mortes, danos à fauna e à flora silvestres e atividades econômicas chegaram a ser paralisadas. O governo do estado anunciou uma série de prisões de pessoas flagradas ateando fogo em áreas de vegetação.
Altinópolis e Pitangueiras estão no topo da lista de cidades com mais incêndios
Fazendas mal-assombradas
Em outubro, Santo Antônio da Alegria (SP) virou assunto nacional por causa de uma história misteriosa ou paranormal. Duas fazendas marcadas por disputas de terra há mais de 30 anos servem de cenário para uma rixa que ultrapassa gerações.
O terreno é dividido por uma ponte e é exatamente ali que algo sombrio acontece mais intensamente. Quem afirma é o investigador paranormal Matheus Moraes.
“Ali é uma divisa da fazenda deles, da fazenda de uma família para outra. São duas fazendas divididas por uma ponte e passa um rio embaixo. Então ali, se você for por volta de umas 2h, 3h da manhã, o bicho pega. É muita aparição, muitas orbes. Eu capto essas aparições em forma de silhueta com um aparelho muito moderno, uma câmera especial”.
Ponte que divide fazendas em Santo Antônio da Alegria, SP, concentra as maiores aparições
Matheus Moraes/Arquivo pessoal
Cabo da PM morre após participar de treinamento
Em novembro, o cabo da PM Alan Roberto de Freitas Silva morreu após ficar 33 dias em um hospital de Ribeirão Preto. A viúva dele, Sarah Paschoarelli, disse que o marido precisou ser internado após se engasgar enquanto fazia uma refeição em um treinamento da corporação.
O casal morava em Franca, e Sarah disse que ele não queria participar do treino da Força Tática, mas foi forçado por superiores.
Um inquérito foi aberto para apurar as causas da morte do policial.
Alan Roberto de Freitas Silva, de 35 anos, participava de um curso de treinamento da Força Tática em Ribeirão Preto, SP
Redes sociais
Corpo achado em telhado de casa
Em dezembro, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas da morte de um homem encontrado no telhado de uma casa na região do Boulevard, em Ribeirão Preto. Ele estava em avançado estado de decomposição e foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação.
O corpo foi descoberto por um técnico de ar-condicionado, que foi chamado por funcionários de um escritório ao lado que acreditavam que o mau cheiro vinha dos equipamentos.
Corpo foi achado em telhado de casa no Jardim Sumaré em Ribeirão Preto, SP
Redes Sociais

Mais Notícias