11 de janeiro de 2025

PL das Fake News: líder do governo vai propor votação; Planalto adota cautela, e Lira resiste a pautar

José Guimarães diz que levará sugestão a líderes; presidente da Câmara, Lira vê risco de acirrar polarização. No fim de semana, Elon Musk (dono do X) ameaçou descumprir ordens do STF. O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou à GloboNews nesta segunda-feira (8) que vai sugerir ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a votação do projeto de regulamentação das plataformas digitais – o chamado PL das Fake News.
Guimarães diz que levará a sugestão à reunião de líderes partidários nesta terça (9), onde será definida a pauta da semana. “Vou bater nessa tecla da importância de votarmos já”, afirmou.
Até o momento, Arthur Lira tem resistido em pautar o projeto – mesmo em meio aos ataques do empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Lira tem compartilhado com aliados a avaliação de que o PL das Fake News, se retomado agora, acirraria a polarização no país. Além disso, o presidente da Câmara não gosta de agir sob pressão.
O presidente da Câmara não incluiu o projeto na pauta da reunião de líderes desta terça – e nem convidou o relator da matéria, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), para o encontro.
PL das Fake News: entenda o que texto diz sobre conteúdo criminoso e cumprimento de ordens judiciais
CAMILA BOMFIM: Após ataques de Musk a Moraes, relator vai pedir para Arthur Lira pautar PL das Fake News
Moraes determina que bilionário Elon Musk seja investigado no Brasil
Governo sai em defesa de Moraes
Diante das ameaças de Elon Musk, ministros do governo saíram em defesa de Alexandre de Moraes. Alguns, como o advogado-geral da União, Jorge Messias, defendem a regulamentação o quanto antes das redes sociais.
“É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A Paz Social é inegociável”, afirmou em uma postagem no X.
No Planalto, um auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) está “revisitando” o PL das Fake News para definir uma posição.
A dúvida é se vale a pena colocar peso nesse assunto agora, num ano eleitoral. Em 2023, o PL das Fake News era prioridade do governo. Arthur Lira também defendia a votação, mas decidiu recuar ao perceber que não haveria votos suficientes para aprovar a matéria. O governo responsabilizou o lobby das Big Techs pela derrota no tema.

Mais Notícias