11 de janeiro de 2025

Vacinação contra gripe continua em cidades do centro-oeste paulista e sábado é dia D de imunização

Confira os grupos prioritários e os locais de vacinação em Bauru e região. Baixa procura preocupa autoridades de saúde. Vacinação contra a gripe
Divulgação
Cidades do centro-oeste paulista continuam com a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) e alertam para a baixa procura pelo imunizante.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo o Ministério da Saúde, a ação teve início mais cedo neste ano e a previsão de término da campanha é 31 de maio.
O “Dia D” de mobilização em todo o Brasil está marcado para esse sábado (13). Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação:
Influenza A (H1N1);
Influenza A (H3N2);
Influenza B.
Grupos prioritários
As vacinas estarão disponíveis, inicialmente, para os grupos prioritários. A vacina é aplicada em dose única para todos os públicos, exceto crianças que nunca tomaram a vacina, que precisam tomar a segunda dose 30 dias depois da primeira. A meta da Saúde é atingir 90% para cada grupo. Veja a lista:
Idosos (60 anos ou mais);
Gestantes e puérperas;
Trabalhadores da área de saúde;
Trabalhadores da área de educação;
Crianças na faixa entre seis meses e cinco anos;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com comorbidades;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo;
Trabalhadores portuários;
Povos indígenas;
População em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
População do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Bauru
A aplicação da vacina da Influenza acontece sem agendamento, em todas as salas de vacinação da rede municipal de saúde.
A pessoa deve procurar uma unidade de saúde (veja a lista completa aqui) e apresentar um documento de identificação pessoal, preferencialmente CPF ou cartão do SUS.
As famílias que possuem pessoas acamadas em domicílio podem entrar em contato com a UBS ou USF mais próxima de sua residência e solicitar o cadastramento do paciente para receber a visita de uma equipe para a vacinação domiciliar. O cadastro poderá ser realizado até quinta-feira (28).
Neste sábado, acontece o “Dia D” de vacinação, com abertura das unidades no período das 8h às 16h.
Marília
As doses estarão disponíveis nas 52 unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, inicialmente para público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, que no município é formado por mais 100 mil moradores.
Ourinhos
Em Ourinhos (SP), nove unidades de saúde estarão aplicando a vacina, das 9h às 17h, nos grupos prioritários. Assim como no restante do país, a cidade também realizará o “Dia D” de vacinação em 13 de abril. Confira as unidades:
UBS Pq. Minas Gerais;
UBS Caic;
UBS Vila Brasil;
UBS Vila São Luiz;
UBS Vila Margarida;
UBS Cohab;
UBS Vila Odilon;
UBS Jardim Itamaraty;
Centro de Saúde I “Postão”.
Vacina segura
A vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito.
Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.
Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de seis a 23 meses devem receber duas doses. A vacina é segura e não causa gripe.
Gripe
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.
O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias.
Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias