7 de janeiro de 2025

Promessas: Kallil e Fuad credenciaram mais creches e construíram habitações, mas não diminuíram fila de cirurgias nem ampliaram restaurantes populares


Das 52 promessas, Fuad cumpriu 27 (52%). Outros 17 compromissos foram cumpridos em parte (33%), e oito (15%) não foram cumpridos. Prefeito assumiu a gestão de BH em março de 2022, após Kalil renunciar ao cargo para disputar governo de Minas. Alexandre Kalil e Fuad Noman
Reprodução TV Globo e Rodrigo Clemente PBH
A chapa eleita em 2020 para a prefeitura de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) e Fuad Noman (PSD), cumpriu 27 das 52 promessas de campanha acompanhadas pelo g1 nos 4 anos de mandato, de 2021 a 2024. O número corresponde a 52% do total. Outros 17 compromissos foram cumpridos em parte (33%), e oito (15%) não foram cumpridos.
Fuad, então vice-prefeito, assumiu a gestão municipal em março de 2022, após Kalil renunciar ao cargo para ser pré-candidato ao governo de Minas Gerais. O levantamento do g1 foi feito com base nas promessas da chapa encabeçada por Kalil.
As áreas com mais promessas cumpridas, proporcionalmente, são habitação e segurança – todas as apresentadas (100%) foram finalizadas, como a construção de unidades habitacionais. Entre 2021 e 2024, foram concluídas 374 imóveis para o reassentamento de famílias.
Já os setores com maior defasagem são meio ambiente e saúde, com 33,3% dos compromissos concluídos em cada.
Uma das promessas não cumpridas foi a redução no tempo de espera para cirurgias. Em dezembro de 2020, cerca de 22 mil pessoas esperavam para fazer procedimentos eletivos em Belo Horizonte. Atualmente, são de 28 mil pessoas estão na fila.
Em abril, a prefeitura publicou uma portaria que reajusta o inventivo financeiro pago aos hospitais com o objetivo de estimular a realização dos procedimentos.
Na primeira checagem, após um ano de mandato, 13 tinham sido cumpridas. Na penúltima, com 3 anos e meio de gestão, 25 (veja a evolução no gráfico abaixo).

Veja os critérios para classificar as promessas:
Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento.
Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências.
Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências.
O acompanhamento da situação das 26 capitais brasileiras está disponível aqui. O levantamento completo de Belo Horizonte pode ser acessado aqui.
Vídeos mais assistidos do g1 MG

Mais Notícias