7 de janeiro de 2025

1º voo de carro voador no Brasil, idosa que celebrou 92º Dia das Mães e Ayrton Senna de Tatuí: as histórias de 2024 que marcaram a região de Itapetininga


Durante a retrospectiva 2024, relembre as reportagens que marcaram o ano na região. O ano de 2024 também foi marcado por histórias que inspiraram, emocionaram e divertiram a região de Itapetininga. Entre os diversos assuntos que o g1 acompanhou, um deles literalmente elevou as expectativas: em setembro, o primeiro voo experimental de um “carro voador” no Brasil foi realizado em Quadra (SP).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O modelo testado foi o EH216-S, o eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical”) da chinesa EHang. Com a Autorização de Voo Experimental da Anac, a GoHobby fez o primeiro voo sem passageiro nesta sexta-feira em Quadra, a 80 quilômetros de São Paulo.
Durante o teste, foram realizados dois voos curtos, de 10 minutos cada, em um clube de voo do município. Não havia nem tripulação e nem passageiro na aeronave, que foi pilotada e comandada remotamente.
Primeiro voo experimental de ‘carro voador’ no Brasil é realizado em Quadra, SP
💪🏽 Família de Fisiculturistas
Pai e filhos fisiculturistas de Capão Bonito se destacam em competições.
Arquivo Pessoal/José Lara
Um pedreiro de Capão Bonito, interior de São Paulo, que também é atleta amador de fisiculturismo há pelo menos 15 anos, compartilha o amor pelo esporte com os dois filhos. Recentemente, a família de José Lara participou de uma competição e os três conquistaram medalhas.
José, que tem cinco filhos, revela que seu sonho de ser atleta começou na infância, mas a falta de recursos dificultou seu caminho. “Eu não tinha nem TV em casa, assistia à programação do vizinho”, conta ele. Aos 24 anos, com um filho pequeno, José conseguiu sua primeira revista de fisiculturismo e, aos 26, entrou na academia junto da esposa.
Em junho, ele e os filhos participaram de uma competição e conseguiram bons resultados. O pai ficou em 4º lugar na categoria open e 5º na sênior até 102 kg. O filho Derik, de 17 anos, foi o 6º colocado na categoria de 19 a 23 anos e o filho Dominyk foi o primeiro colocado na categoria open kids.
👩🏻‍🍼 92° Dia das Mães
Conhecida como dona Lazinha, Lázara Maria da Conceição, no auges dos seus 107 anos, comemorou a data pela 92ª vez. Nascida em 20 de fevereiro de 1917, ela teve o primeiro, dos quinze filhos, aos 14 anos. Contando do primeiro ano do primogênito já são 92 anos comemorando a data.
Aos 13 anos, ela se casou com João Barbosa, com quem teve 15 filhos, embora dois já tenham falecido. O primeiro nasceu quando ela tinha 14 anos. A família continuou crescendo e já são várias gerações, com 45 netos, 62 bisnetos e 13 tataranetos.
Dona Lazinha ganhou uma festa de aniversário especial para comemorar o seus 107 anos
Arquivo Pessoal
🏁 Ayrton Senna do Brasil (e de Tatuí)
Ayrton Senna da Silva recebeu título das mãos de Eugênio dos Santos Neto presidente da Câmara de Tatuí na época.
Acervo/Câmara Municipal
O dia 17 de fevereiro de 1990 tinha tudo para ser mais um sábado tranquilo na pacata Tatuí, no interior de São Paulo, se não fosse um “detalhe”: a presença do ídolo do automobilismo, Ayrton Senna, na época campeão do mundo, na Câmara Municipal recebendo em mãos o título de Cidadão Tatuiano.
A diretoria da Casa de Leis tentou manter a homenagem em sigilo a pedido do piloto, mas um furo de reportagem em uma rádio local fez com que o plenário ficasse pequeno diante da quantidade de fãs que procuraram um espaço para ver o grande Ayrton Senna de perto.
Muitas pessoas duvidavam que o piloto, que na época já era campeão do mundo, iria pessoalmente receber a homenagem. Além disso, a quantidade de gente que começou a chegar no meio da sessão chamou atenção e atitude do Senna evidenciou as caraterísticas que o, agora amigo, mais admirava nele.
📃 Seis ‘Miguéis’
Família é católica, mora em São Miguel Arcanjo (SP) e tem entre pais, filhos, netos e primos, pelo menos 6 pessoas com o nome Miguel
Arquivo pessoal/Miguel Filho
Miguel pai, Miguel filho e Miguel neto. Pode parecer confuso, mas para a família Seabra é a melhor forma de se referir aos parentes, que têm o mesmo nome e moram no interior de São Paulo, em uma cidade que também se chama Miguel, a São Miguel Arcanjo (SP).
Os Seabras são católicos e devotos do Arcanjo Miguel, e foi justamente pela fé e por achar o nome bonito que a “moda pegou” entre as gerações. O g1 conversou com o Miguel Seabra e seu filho, Miguel Seabra Filho, que explicaram como tudo começou e como a família reuniu pelo menos seis pessoas com o nome Miguel, entre pai, filhos, netos, tios e primos.
O nome Miguel é o 7º nome mais popular de São Miguel Arcanjo, segundo dados do IBGE. Em consulta ao cartório da cidade, o g1 identificou que os anos que mais registraram este nome foram 1939 com 20 registros, 1948, 1953 e 1954 com 21 e 1957 com 25.
🚙 Fiat 147 de 1978
Padre realiza sonho de ter o Fiat 147 da infância restaurado em Laranjal Paulista
Um padre apaixonado por carros desde a infância realizou o sonho de ver o seu Fiat 147 restaurado. Para o sacerdote, que é de Laranjal Paulista, no interior de São Paulo, o modelo não era apenas um veículo, mas, sim, uma ponte para o passado.
O carro, fabricado em 1978, é idêntico ao que pertencia à família e sempre foi um sonho do padre Edison Geraldo Bovo ter um igual para reviver essas memórias. Ele tirou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quando começou a servir no Exército, em 1975.
Os mecânicos gostaram do modelo do carro e disseram que era para o padre levá-lo até a oficina para ser feita uma customização e restauração. Mas Edison ficou desconfiado. Mesmo assim, por fim, acabou levando o carro até a oficina.
No último dia 6, de dezembro Júlio fez a entrega do carro ao padre, que estava ansioso com o resultado, e contou para Edison que era um presente para ele.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias