22 de setembro de 2024

Vacinação contra dengue no Recife: veja quem pode ser vacinado, locais, horários e o que levar

Público-alvo são adolescentes entre 10 e 14 anos. Capital pernambucana recebeu mais de 25 mil doses do imunizante e começa a vacinar na terça-feira (9). Criança é vacinada no Recife, em foto de arquivo
Hugo Aquino/Divulgação
A vacina contra a dengue começa a ser aplicada no Recife a partir das 8h da terça-feira (9). Na capital pernambucana, podem ser vacinados crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, pois este é o grupo com maior risco de hospitalização por causa da doença, segundo o Ministério da Saúde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
A imunização contra essa arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti é realizada em seis unidades de saúde da rede municipal, nos seguintes endereços e horários:
Segunda a sexta, das 8h às 18h:
Centro de Saúde Ermírio de Moraes: Avenida 17 de Agosto, 2388, Casa Forte.
Segunda a sexta, das 8h às 17h:
Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques: Avenida Dois Rios, s/n, Ibura;
Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima: Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 6465, Casa Amarela;
Policlínica Amaury Coutinho: Rua Iguatu, s/n, Campina do Barreto;
Central de Alergologia do Recife: Avenida João de Barros, 800, Santo Amaro;
Policlínica Agamenon Magalhães: Avenida Sul Governador Cid Sampaio, s/n, Afogados.
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda levar um documento de identificação (CPF), a carteira de vacinação e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) — se tiver estes dois últimos. Ainda segundo a prefeitura, a capital pernambucana recebeu 25.069 doses do imunizante. Ao todo, o estado recebeu mais de 72 mil doses na sexta-feira (5).
“Em casos de diagnóstico precoce de dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar a vacinação. Essa medida visa garantir a eficiência e segurança do processo de imunização”, afirmou a Secretaria de Saúde do Recife, em nota.
Até o dia 23 de março, foram notificados 2,3 mil casos de dengue no Recife, com 43 confirmações e nenhuma morte. Em relação ao mesmo período em 2023, quando foram contabilizados 887 casos, houve aumento de 260% nas notificações.
Qual a vacina?
Duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, compõem o esquema vacinal;
A vacina aplicada é a Qdenga, que se baseia na tecnologia do vírus vivo atenuado, contendo os quatro sorotipos (1, 2, 3 e 4) do vírus da dengue;
“O imunizante segue o mesmo princípio das vacinas atenuadas já conhecidas, como as tríplice viral, febre amarela e contra a catapora, proporcionando uma resposta imunológica eficaz”, disse a prefeitura.
Como denunciar focos de mosquito?
Como o mosquito Aedes aegypti precisa de água parada para se reproduzir, é fundamental eliminar qualquer possível criadouro em casa ou no entorno;
Denúncias de possíveis focos de mosquito podem ser feitas, primeiramente, na Ouvidoria do SUS, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h: é só fazer uma ligação gratuita para o número 0800.281.1520;
Também é possível denunciar no aplicativo Conecta Recife, na plataforma Denunciar Foco de Dengue, ou no site da prefeitura do Recife, em qualquer horário.
Orientações importantes
Para evitar os focos do Aedes aegypti, é preciso cobrir pneus e garrafas; vedar bem os sacos de lixo; manter caixas d’água, tonéis e outros recipientes de armazenamento de água devidamente tampados; além de limpar, regularmente, calhas, ralos e outros locais que podem acumular água.
Em caso de sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele e coceira, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias