22 de setembro de 2024

Entenda o que causa chuvas que atingem Salvador desde o fim de semana; previsão é de que tempo siga fechado

Foram registradas 344 ocorrências relacionadas às fortes chuvas na cidade. Temporais devem reduzir a partir da próxima quinta-feira (11) na capital baiana. Chuva causa transtornos em Salvador
Reprodução/TV Bahia
As chuvas que atingem Salvador desde o último fim de semana são causadas por um sistema chamado “Cavados”, que consiste na formação de correntes de vento no céu e de nuvens de tempestade. O fenômeno é um sistema de baixa pressão que impacta na instabilidade e é considerado comum no litoral das regiões sudeste e nordeste do Brasil, de acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
O soteropolitano deve ficar atento. Segundo a especialista, a previsão é de que as chuvas diminuam na capital baiana somente a partir da próxima quinta-feira (11). Ela alerta ainda que Salvador deve enfrentar outros episódios de tempo fechado nos próximos meses.
“Novos momentos serão recorrentes, já que estamos no período chuvoso de Salvador, que segue até julho”, explicou.
Chuva causa transtornos em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Os temporais causaram estragos e transtornos. Quedas de árvores e deslizamentos de terra foram registrados no domingo (7) e ao longo desta segunda-feira (8). Até o início da tarde, todas as 14 sirenes instaladas em áreas de risco na cidade foram acionadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).
FOTOS: veja imagens dos transtornos causados pela chuva
SUSTO: jacaré invade condomínio de prédios durante chuvas e é resgatado na RMS
Diante do acumulado de chuvas das últimas 72 horas, que ultrapassou os 150 milímetros, a Codesal emitiu um alerta máximo.
Sirene é acionada durante temporal em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Foram registradas 344 ocorrências relacionadas às fortes chuvas na cidade até às 16h30 desta segunda-feira (8). Entre elas, o alagamento de um túnel na Avenida Pinto de Aguiar e o desabamento do teto de um terreiro de candomblé no bairro Cajazeiras 7.
Mais de 2 mil estudantes sem aulas
Escolas viram abrigos temporários durante chuva em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Mais de 2 mil alunos de oito escolas municipais de Salvador tiveram as aulas suspensas após as unidades serem disponibilizadas para servir de abrigos temporários para vítimas das chuvas.
Segundo a prefeitura, os locais foram disponibilizados para as pessoas que moram em áreas consideradas de risco, que podem registrar deslizamentos de terra e desabamentos por causa da chuva.
Escolas viram abrigos temporários durante chuva em Salvador
Reprodução/TV Bahia
As escolas viraram abrigos após os Sistemas de Alerta e Alarme da Codesal serem acionados em 14 localidades:
Mamede
Bom Juá
Irmã Dulce
Mangabeira 1
Mangabeira 2
Calabetão
Vila Picasso
Creche
Moscou
Voluntários da Pátria
Baixa do Cacau
Bosque Real
Olaria
Com isso, moradores foram orientados a evacuar as casas para evitar tragédias.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias