Vice-prefeito, Mário Neto, e os 23 vereadores eleitos também foram empossados na tarde desta quarta-feira (1º), na Câmara Municipal de Macapá (CMM). Posse Câmara Municipal de Macapá (CMM), 2025
Neto Vinhas/CMM
O prefeito reeleito Dr. Furlan (MDB), o vice- prefeito Mário Neto (PODE), e os 23 vereadores eleitos foram empossados na tarde desta quarta-feira (1º), na sede da Câmara Municipal de Macapá (CMM), na área central da capital.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Essa é a 2ª vez que o Dr. Furlan ocupa o cargo. Ele foi reeleito com 85,08% dos votos (204.291 votos, ao todo), enquanto o vice, Mário Neto, ocupa pela 1ª vez um cargo político.
Em entrevista ao g1, Dr. Furlan destacou que a principal meta da gestão para os próximos quatro anos é “manter o ritmo de trabalho”.
“A expectativa é conseguir manter o mesmo ritmo de trabalho, fazendo as entregas que a população se acostumou dessa gestão que se caracterizou por enfrentar os problemas da cidade de Macapá. Nós temos o desafio de manter o ritmo de trabalho”, afirmou o prefeito.
Já o vice, Mário Neto, informou que ele e Dr. Furlan vão buscar estar próximo à população resolvendo os problemas de forma dinâmica.
“Teremos muito trabalho por toda nossa cidade, não cessaremos em nenhum momento. Isso tem tido um resultado muito positivo para todos nós, que é trabalhar de domingo a domingo, estar próximo da população, ouvir a população e resolver o problema de uma forma bem mais ágil e bem mais dinâmica” disse Mário Neto.
A cerimônia teve a participação de políticos, integrantes de órgãos de controle, convidados e a imprensa. Já a abertura da solenidade foi realizada pela vereadora eleita, Pastora Léia Pelaes (PDT), em razão dela ser a candidata com mais idade entre os eleitos.
Em seguida, os 23 vereadores eleitos se apresentaram à mesa diretora da Câmara, e entregaram a declaração de bens e o diploma expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá. Os empossados também fizeram a leitura do juramento constitucional. (veja lista de vereadores nesta matéria).
Momento do juramento constitucional dos vereadores
Mariana Ferreira/g1
O prefeito e o vice-prefeito também entregaram a declaração de bens e o diploma expedido pelo TRE e realizaram a leitura do juramento constitucional.
Dr. Furlan e Mário Neto
Dr. Furlan tem 51 anos, é casado, tem superior completo e declara à Justiça Eleitoral a ocupação de médico. Ele declarou um patrimônio de R$ 1.262.464,77. O vice-prefeito eleito em Macapá é Mario Neto, do PODE, que tem 42 anos.
Os dois fazem parte da coligação TRABALHANDO PELO POVO, formada pelos partidos MDB, PODE, PSD, PSB e PRD.
Veja a relação de vereadores diplomados:
Alexandre Azevedo (Podemos)
Daniel Theodoro (PSOL)
Marcelo Dias (PRD)
Paulo Nery (PSD)
Pastora Léia Pelaes (PDT)
Caetano Bentes (Podemos)
Pedro Dalua (União)
João Mendonça (PRD)
Elenice (Podemos)
Maraina Martins (Rede)
Cláudio (SD)
Luany Favacho (MDB)
Bruno Igreja (MDB)
Alessandro (PDT)
Japão (SD)
Patrick Monte (MDB)
Luana Serrão (União)
Margleide Alfaia (PDT)
Banha Lobato (União)
Joselyo E Mais Saude (PP)
Claudiomar Rosa (PT)
Ruzivan (Republicanos)
Ezequias (PSD)
Os partidos com mais representantes são o PDT, MDB, União Brasil e Podemos, com três cadeiras cada.
Eleição presidente da Câmara Municipal
Ainda nesta quarta (1º) ocorreu a votação para a mesa diretora da Câmara. Pedro Dalua (União) foi eleito. A chapa opositora, que contava com liderança do vereador Alexandre Azevedo (Podemos), desistiu. O cargo antes era ocupado por Marcelo Dias (PRD).
Fazem parte da chapa de Dalua os vereadores: Margleide Alfaia (PDT), Joselyo E Mais Saude (PP), Japão (SD) e Ruzivan (Republicanos).
Pedro Dalua é eleito presidente da Câmara Municipal de Macapá
Neto Vinhas/CMM
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: