10 de janeiro de 2025

Verão aumenta quantidade de moscas no Distrito Federal; entenda


Insetos se reproduzem com mais facilidade nesta época do ano, dizem especialistas. Além da temperatura, oscilação constante do tempo em períodos curtos acelera processo de reprodução. Moscas espalhadas, em imagem de arquivo

Quem nunca se deparou com a companhia desagradável de moscas quando foi comer ou preparar um prato? 😱🪰 Os entomologistas acreditam que existam no mundo um milhão de espécies de moscas, mosquitos, borrachudos e mutucas que, nessa época de verão, se reproduzem com mais facilidade.
🔎 Entomologista: cientista especializado no estudo de insetos, eles estudam a biologia, o comportamento, a ecologia e a evolução dos insetos.
“As alterações nos padrões climáticos, especialmente em regiões tropicais, podem criar condições mais favoráveis para o aumento das populações de insetos. Um ciclo que poderia ser de uma semana pode ser antecipado em ate 3 dias”, diz a bióloga Angélica Yousef.
A cada ano, o número de moscas tende a aumentar, dizem os especialistas. Além da temperatura, a oscilação constante do tempo em períodos curtos acelera o processo de reprodução. 🌧️☀️
Mas, é possível controlar a entrada de moscas em ambientes fechados com medidas como manter a limpeza e armazenar o lixo de forma adequada. E ainda existem armadilhas naturais e repelentes que afastam os insetos (saiba mais abaixo). 🌿
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.
Matéria orgânica
Virose das Moscas: A chegada do período chuvoso requer cuidados para prevenir a doença
As moscas precisam da matéria orgânica para que o macho e a fêmea encontrem um local apropriado para colocar os ovos, e as larvas possam se alimentar. 🪰🍎
O professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), José Pujol, explica que o descarte de lixo a céu aberto facilita em grande escala a proliferação destes insetos. Pujol participa de um projeto da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), que estuda a mosca varejeira em regiões urbanizadas.
📌Em 2024, os pesquisadores fizeram coletas destes insetos na Asa Norte e na Fazenda Água Limpa da UnB .
“Por causa do lixo a céu aberto a quantidade de moscas coletadas foi um absurdo. Em duas semanas a gente coletou mais de três mil moscas. Em determinados estudos, esta é a quantidade que os pesquisadores coletam em um ano”, diz o professor.
Como evitar❓
No Distrito Federal, os Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) são responsáveis pelo controle de pragas. Para solicitar o serviço de combate às pragas urbanas, é preciso ligar para o 162 ou registar uma manifestações pelo site.
Mas, em casa, é possível controlar o número de moscas no ambiente com medidas como:
Manter a limpeza: As moscas são atraídas por alimentos e sujeira. Manter os ambientes limpos, especialmente a cozinha e a área onde são manipulados alimentos, é fundamental.
Descartar o lixo de forma adequada: Certifique-se de que o lixo esteja sempre em recipientes fechados e esvazie-os regularmente.
Usar telas de proteção: nas janelas e portas, as telas evitam que as moscas entrem.
Frutas e vegetais devem ser guardados na geladeira ou cobertos para que não atraiam moscas.
Armadilhas naturais e repelentes 🌿
Use armadilhas naturais, como uma mistura de vinagre de maçã e detergente em um recipiente aberto. As moscas são atraídas pelo vinagre e ficam presas pelo detergente.
👉Plantas repelentes: manjericão, hortelã, alecrim e lavanda ajudam a afastar as moscas.
👉Uso de ventiladores: Moscas não gostam de correntes de ar, então ventiladores podem ajudar a mantê-las longe.
Além dessas medidas, também é útil revisar regularmente áreas externas, como jardins e quintais, para garantir que não haja acúmulo de matéria orgânica que possa atrair moscas.
LEIA TAMBÉM
MOSCAS: ‘lambem’ humanos, transmitem doenças e são essenciais para o ecossistema; conheça o inseto
‘NOSSO NATAL’: MP investiga suposto desvio de recursos na Secretaria de Cultura do DF
Leia outras notícias da região no g1 DF.

Mais Notícias