10 de janeiro de 2025

Do BRT ao Mercadão: nova gestão de Dário tem missão de entregar obras prometidas no 1º mandato em Campinas; veja balanço


Levantamento do g1 mostra obras entregues e em andamento na metrópole; confira lista. Saiba quais obras foram entregues e o que ficou para o 2º mandato de Dário Saadi
Arte/g1
O prefeito Dario Saadi (Republicanos) iniciou o segundo mandato ao ser empossado nesta quarta-feira (1º). Ao longo dos últimos quatro anos, a prefeitura concluiu 280 obras em Campinas (SP) e deixou outras 31 em andamento em diferentes estágios de execução, segundo o Programa de Ativação Econômica e Social (PAES).
O g1 fez um levantamento com algumas das principais obras entregues na metrópole e as que vão ficar para o segundo mandato de Dário. O balanço aponta a data de início, o que foi feito e se foram concluídas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Três dos principais equipamentos públicos localizados na região central de Campinas (SP) sofrem com atrasos recorrentes que impactam no cotidiano da população. Obras como o Centro de Convivência, o BRT e o Mercadão enfrentam demoras na conclusão e tiveram prazos adiados várias vezes, mas devem ser entregues em 2025, segundo a prefeitura. [veja prazos de entrega abaixo]
A reforma do Mercadão, por exemplo, está atrasada e a entrega foi incluída no plano dos 100 primeiros dias de 2025, apresentado na quarta-feira (veja a lista completa das medidas aqui).
Por outro lado, a administração entregou novos centros de saúde e de especialidades médicas, assim como o Mario Gattinho e 16 creches do Programa Espaço do Amanhã (cinco já em funcionamento). [Conheça detalhes abaixo]
LEIA MAIS
Atraso em obras no Mercadão de Campinas impactam vendas de fim de ano, dizem comerciantes
O que falta entregar
BRT
Obras do BRT no Terminal Vida Nova em Campinas
Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas
O que é: implantação dos corredores do sistema BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês) no Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral.
Início do projeto: a construção dos corredores começou em 2017 e a previsão inicial era de três anos de conclusão.
O que foi entregue: foram entregues 18 pontes e viadutos, 36 estações e sete terminais, com os lotes 1 e 3 concluídos.
Entrega/previsão de entrega: segundo a Secretaria de Infraestrutura, as obras do BRT serão concluídas até o final deste mês de dezembro, sendo que a maior parte dos trechos já foi inaugurada e está em uso. O sistema entrará em operação em 2025.
O que diz a prefeitura:
Neste ano a Prefeitura entregou os dois viadutos que fazem parte do corredor Campo Grande do BRT (Lote 2), um na avenida Transamazônica, sobre a avenida John Boyd Dunlop (JBD) e o outro que fica na altura da Rodovia dos Bandeirantes.
Os novos elevados melhoraram a fluidez do trânsito, beneficiando a população da região. Houve duplicação da passagem sobre a rodovia dos Bandeirantes e a melhora no trânsito da avenida John Boyd Dunlop, tanto para quem vem dos bairros da região do Campo Grande em direção ao centro da cidade como para quem está no sentido contrário – do centro para o bairro.
As demais obras dos lotes 2 e 4 do BRT estão na reta final. A conclusão está prevista para o final deste mês. A Estação Ipaussurama/Shopping das Bandeiras está sendo construída em frente ao centro de compras e os dois trechos viários antes e depois da estação também estão sendo finalizados. As obras do lote 4 que foram retomadas depois da rescisão contratual com a empresa anterior também serão entregues em breve.
O BRT foi classificado como a maior obra pública de mobilidade urbana da cidade. Envolveu a construção de três corredores – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. Com 36,6 quilômetros de corredores, o projeto contemplou 18 pontes e viadutos, 36 estações e sete terminais.
Os lotes 1 e 3 foram concluídos ao longo da execução das obras e já estão em pleno funcionamento como as demais estações, terminais e corredores concluídos.
Sobre as obras do BRT Campinas estão na fase final, com previsão de entrega para ainda este ano. A maior parte dos trechos já está inaugurada e em uso.
Centro de Convivência
Com Centro de Convivência fechado há 13 anos, Campinas tem teatro apenas na lembrança
O que é: edifício foi inaugurado em 9 de setembro de 1976 como teatro e centro cultural, localizado na Praça Imprensa Fluminense, no Bairro do Cambuí.
Início do projeto: fechou para reformas em 2011 após ser constatado problemas estruturais com goteiras e fiação exposta. Mas obras só foram começar em outubro de 2020.
O que foi entregue: recuperação da estrutura física e impermeabilização do anfiteatro; instalação de sistema de detecção e combate a incêndio; sistema de ar-condicionado; substituição de rede hidráulica e elétrica; reformas gerais e melhoria na acessibilidade.
Entrega/previsão de entrega: a primeira fase foi finalizada em novembro de 2023 e a segunda e última etapa tem previsão de encerramento para maio de 2025.
O que diz a prefeitura:
A segunda fase da reforma do Centro de Convivência segue dentro do prazo. Nesta etapa estão incluídas as novas instalações da luminotécnica, acústica, áudio e vídeo, instalações elétricas e cenotecnia que permitirá que o teatro retorne às suas atividades.
As obras tiveram início no primeiro semestre deste ano e devem ser concluídas no prazo de 12 meses. O investimento é de R$ 38,9 milhões.
A primeira fase da reforma foi concluída em novembro de 2023. Nesta etapa foram investidos R$ 23,5 milhões. A obra incluiu a reforma da alvenaria, camarins, áreas de ensaio e de circulação, substituição hidráulica e elétrica, acessibilidade, drenagem e impermeabilização do Teatro de Arena.
A segunda fase do Centro de Convivência começou em maio de 2024. A previsão de encerramento é maio de 2025. São 12 meses.
Mercado Municipal (Mercadão)
Atraso em obras no Mercadão de Campinas impactam vendas de fim de ano
O que é: inaugurado em 12 de abril de 1908, o Mercado Municipal de Campinas (SP) se localiza na Av. Benjamin Constant, no Centro. Ele é um dos principais centros de comércio e abastecimento para a metrópole há 116 anos.
Início do projeto: obras iniciadas em julho de 2023 com a transferência dos permissionários para a área do estacionamento no entorno do edifício.
O que foi entregue: reformas estruturais como reforço para instalação do mezanino; instalação hidráulica e elétrica; revitalização da fachada.
Entrega/previsão de entrega: segundo a prefeitura, as obras devem ser concluídas até o final de janeiro/2025.
O que diz a prefeitura:
A Setec informa que o novo Mercado Municipal será entregue no final de janeiro de 2025 totalmente remodelado e restaurado, no contexto do Plano de Revitalização do Centro. O novo prédio, mais adequado e mais bonito, vai proporcionar melhor estrutura para os permissionários e visitantes, com a expectativa de atrair mais clientes e ampliar as vendas.
Em reunião recente, com a participação do Sindivarejista, os permissionários foram orientados a fazer a adaptação de seus espaços, promovendo cada qual a padronização definida, de acordo com as regras, para conseguir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para que, tão logo a reforma seja entregue, o novo Mercadão seja inaugurado com tudo o que está previsto.

A obra está na fase final. O mezanino está na fase de acabamento, tanto na parte debaixo quanto na parte de cima. Está sendo feita a lavagem das janelas e o reboco na parte externa. A parte de instalação hidráulica, elétrica e lógica já foi finalizada. Também já está sendo iniciada a colocação das portas dos boxes internos.
O que foi entregue
Creches Espaço do Amanhã
Creche Città di Firenze Espaço do Amanhã em Campinas
Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas
O que é: unidades de ensino para crianças de 0 a 5 anos com capacidade para receber 300 alunos.
Início do projeto: em janeiro de 2023 foi anunciado o início das obras para construções de 16 novas unidades.
O que foi entregue: segundo a prefeitura, foram finalizadas todas as unidades, sendo cinco já em funcionamento: no Residencial Cosmos, Città di Firenze, Jardim do Lago II, Vila Olímpia e Novo Maracanã.
Próximo passo: outras 11 creches começam a atender a partir de fevereiro de 2025. Com isso, a prefeitura informou que passa a contar com 178 creches e mais de 45 mil vagas.
Reforma no Mário Gatti e Mário Gattinho
Hospital Mario Gatti em Campinas
Reprodução EPTV
O que é: A Rede Mário Gatti foi criada em 2018 e é uma autarquia municipal de saúde de Campinas que atende a população com serviços de urgência, emergência e hospitalar composta por três hospitais, quatro UPAS e 1 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com 5 bases de atendimento.
A reforma do Hospital Mario Gatti e a criação de um hospital pediátrico onde antes funcionava o Metropolitano foram promessas de campanha do primeiro mandato de Dário Saadi (Republicanos).
Início do projeto: agenda de expansão sob demanda
O que foi entregue: administração entregou em 2022 o primeiro hospital infantil público de Campinas, O Mario Gattinho; reformou e ampliou o Pronto Socorro Adulto; concluiu área Unidade de Assistência de Alta Complexidades em Oncologia (Unacon).
Próximo passo: projeto técnico para a Adequação e implantação do Sistema de Proteção e Combater a Incêndio (AVCB) nos prédios do Hospital Mário Gatti e Ambulatório de Especialidades está sendo elaborado.
Unidades de saúde
Centro de Saúde Sirius Cosmo em Campinas
Fernanda Sunega / Prefeitura de Campinas
O que é: expansão dos Centros de Saúde e Centros de Especialidade
Início do projeto: agenda de expansão sob demanda
O que foi entregue: Entre 2023 e 2024 foram entregues quatro centros de saúde e dois centros de especialidade: Sirius Cosmos, Guanabara, Campina Grande, São Vicente; Centro de Especialidades Odontológicas Noroeste (CEO) e Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM)
Próximo passo: estão previstos outros cinco Centros de Saúde: Parque Jambeiro, Village, Boa Esperança, Myriam e Sousas. Também será construído mais um CAPs 3 (24h). Deve ocorrer também a construção da UPA Leste.
Portal de obras concluídas e em andamento da prefeitura
Segundo o Programa de Ativação Econômica e Social (PAES), a prefeitura executou 280 obras concluídas, sendo 31 ainda em andamento. Elas podem ser acompanhadas por meio de um site que mostra a localização, fotos e informações como uma descrição e o investimento feito.
Um mapa localizando todas as obras, em andamento e concluídas, pode ser acessado por um site criado e atualizado pela prefeitura, a última atualização foi realizada na sexta-feira (20). Nele é possível ver fotos e informações como descrição e o investimento feito.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias