10 de janeiro de 2025

Transporte público tem estações lotadas, correria e revolta no primeiro dia útil de 2025


Usuário do transporte público da capital iniciou a quinta-feira (2) com gratuidade na passagem, mas enfrentou diversos problemas para o embarque. Primeiro dia útil é de correria nas estações de ônibus
TV Anhanguera/Reprodução
O primeiro dia útil de 2025 foi de caos no transporte público em Palmas. Apesar do decreto de gratuidade durante todo mês de janeiro, publicado nessa quarta-feira (1º), no Diário Oficial do município, houve estações lotadas, revolta e muita correria. A reportagem da TV Anhanguera registrou e ouviu passageiros nas estações nesta quinta-feira (2).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em meio a lotação e a dificuldade para embarcar, o autônomo Paulo Santos desistiu da viagem e resolveu levar a esposa ao serviço de carro. “Vocês estão vendo a multidão de gente aí. Tive que deixá-la [esposa] no serviço porque ela entra cedo. Aí como é que vai para o serviço?”.
LEIA MAIS
Transporte público, asfalto e moradia: veja entrevista de Eduardo Siqueira (PODE) sobre seus primeiros atos de governo
Queda de ponte entre TO e MA prejudica comércio, causa demissões e preocupa trabalhadores: ‘Afetou nossa gente’
Demora e ônibus lotados atrasam passageiros no primeiro dia de 2025
O decreto da gratuidade foi anunciado pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos, nessa quarta-feira, durante a cerimônia de posse. O decreto Nº 2.631, que instituí a tarifa zero no transporte coletivo no mês de janeiro de 2025, foi publicado no Diário Oficial.
“Vocês merecem ônibus zero km de verdade, não ônibus alugados, ônibus novos! Não ônibus que soltam roda na rua e pegam fogo. Vamos conceder esse serviço para quem haja com responsabilidade”, garantiu Eduardo Siqueira Campos durante a posse.
A auxiliar de serviços gerais, Creonice Linhares, disse que aguarda por mais linhas e mais ônibus no fim de semana. “Principalmente, porque para vir trabalhar no fim de semana é um sufoco”.
Creonice Linhares é usuária do transporte de Palmas
TV Anhanguera/Reprodução
Promessas para o transporte público
Prefeito Eduardo Siqueira (PODE) fala sobre transporte público e projetos em entrevista
Em entrevista ao Jornal Anhanguera 1ª edição, desta quinta-feira, Eduardo Siqueira Campos citou alguns projetos para melhorar a qualidade dos serviços prestados.
“Diante de um serviço precário, o mínimo que a prefeitura pode fazer no primeiro momento é, não cobrar por este serviço”. Ele destacou que o pagamento de aluguel de ônibus é o “pior caminho” e que o melhor seria por quilômetro rodado.
O prefeito afirmou que vai conceder o serviço de transporte público para iniciativa privada mediante obrigações, com exigências, sem pagar por ônibus alugados. Sobre uma possível privatização do transporte público, o novo gestor desconversou e falou de serviços que podem ser cobrados dos empresários e de projetos futuros.
Ele também fez uma nova promessa, afirmando que a nova contratação para o transporte público vai exigir dez vans que farão o transporte individualizado de pessoas com dificuldade de locomoção.
“Tem o número exato dessas pessoas com essas dificuldades. Por mais que o ônibus tenha acessibilidade, as pessoas não conseguem ir até o ponto de ônibus, então esses a prefeitura, com o serviço concedido, vai buscar em casa”, destacou.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias