22 de setembro de 2024

Perfil em rede social de motorista envolvido em acidente em Ribeirão Preto, SP, tem posts com orgulho de multas de trânsito

Jovem de 21 anos bateu carro que dirigia contra um ônibus do transporte público e está internado em estado grave. Empresa responsável pelo coletivo disse que rapaz passou no sinal vermelho. Jovem de 21 anos faz posts com orgulho de multas de trânsito recebidas em Ribeirão Preto, SP
Redes sociais
Internado em estado grave após sofrer um acidente na madrugada de sábado (6) em Ribeirão Preto (SP), o motorista Jean Richard Marques Maciel, de 21 anos, costuma se orgulhar nas redes sociais das multas recebidas em razão de infrações de trânsito.
Em uma das publicações, Jean mostra pelo menos nove multas acumuladas. “Uns ostentam dinheiro, outros ostentam na balada e eu ostento multa”, escreve. Na mesma publicação, ele diz que já pagou outras seis e começa a rasgar as notificações na frente de uma criança, que o repreende. “Você acha graça ainda”, afirma o menino.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Em outro post, Jean mostra mais três notificações e ironiza o trabalho dos órgãos de trânsito. “Vou ter que parar de dar trabalho na rua, não para de chegar multa nunk (sic).”
Jovem de 21 anos faz posts com orgulho de multas de trânsito recebidas em Ribeirão Preto, SP
Redes sociais
Acidente com ônibus
O acidente em que Jean se envolveu aconteceu na madrugada de sábado, por volta das 5h (assista no vídeo abaixo).
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram o momento em que o carro dirigido por Jean passa por um semáforo na Avenida Caramuru e bate contra um ônibus do transporte público municipal, que fazia um retorno vindo da Rua Cairu.
Câmeras de segurança registram batida de carro e ônibus em Ribeirão Preto, SP
Em nota, o Consórcio Pró-Urbano, operador do transporte público da cidade, informou que o acidente ocorreu depois que o motorista do carro cruzou o sinal vermelho.
Um passageiro do ônibus teve um ferimento no rosto, foi levado a um hospital e liberado em seguida.
No carro de Jean estavam mais três passageiros, sendo que uma mulher foi levada à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Oeste. Os outros dois ocupantes não foram localizados pela polícia em unidades de saúde.
Jean foi socorrido em estado grave e levado à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE). O carro dele ficou completamente destruído e foi encaminhado ao pátio da RP Mobi, empresa responsável pelo tráfego em Ribeirão Preto.
Um boletim de ocorrência foi registrado para apurar as causas do acidente.
Dois ficam feridos em estado grave após colisão entre carro e ônibus em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Mais multas em 2023
Segundo a RP Mobi, em janeiro e fevereiro deste ano, 56.119 multas de trânsito foram aplicadas em Ribeirão Preto, uma média de 935 multas dia. O número é 114% maior em relação ao primeiro bimestre de 2022, quando foram 26.144 infrações.
A EPTV esteve nesta segunda-feira (8) no cruzamento da Avenida Francisco Junqueira com a Rua João Ramalho e flagrou dez infrações em menos de cinco minutos.
As imagens mostram condutores passando no sinal vermelho após o fechamento, parados com os veículos em cima da faixa de pedestre e arrancando antes da abertura do semáforo. As cenas são apenas uma amostra da realidade em toda a cidade.
Motoristas passam no sinal vermelho em Ribeirão Preto, SP
Cacá Trovó/EPTV
Desrespeito
De acordo com o perito judicial de trânsito Lucas Mora, 33 mil pessoas morreram em 2022 vítimas de acidente de trânsito no país. Ele afirma que o mau comportamento dos condutores está diretamente ligado em 80% dos casos.
“A atitude está presente em 80% dos acidentes, os outros 20% entram na questão de planejamento. Existe a legislação e existe comportamento. A legislação vem em nosso benefício e tem o comportamento que é da vida em sociedade. Se todo mundo seguir o comportamento, você nem precisaria de legislação. A legislação é uma convenção.”
O perito psicólogo Felipe Gomez diz que a maioria dos acidentes poderia ser evitada se os condutores não agissem de forma imprudente. Na opinião do especialista, as politicas de educação para o trânsito desenvolvidas até agora falharam em seu objetivo.
“Nosso comportamento de motorista no Brasil, a educação para o trânsito, não deu certo, justamente por conta de tantos acidentes que nós vemos e que poderiam ter sido evitados pela conduta do motorista. É preciso repensar, reinvestir em educação, mudar o modelo e [aplicar] uma punição mais severa para esse tipo de situação.”
A RP Mobi informou que faz fiscalização seguindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para evitar os riscos de acidentes. A empresa também disse que tem feito trabalho de conscientização dos motoristas através do programa “Siga Consciente”, que é voltado para empresas e escolas.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias