7 de janeiro de 2025

Primeiro fim de semana de 2025 tem previsão de calor, alerta de tempestades e risco de ventania no Vale e região; confira


Defesa Civil do Estado de SP e o Inmet emitiram alertas para chuvas que devem atingir a região entre sábado (4) e domingo (5). Calor, alerta de chuvas intensas e tempestades marcam o primeiro fim de semana de 2025 no Vale e região
CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O primeiro fim de semana de 2025 deve ser marcado por chuvas no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina.
Isso porque tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto a Defesa Civil do Estado de SP emitiram alertas para as chuvas que devem atingir essas regiões.
O Inmet emitiu um alerta de chuvas intensas, válido até segunda (6), e tempestade, válido até este sábado (4), para diversas cidades da região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ao todo, 11 cidades estão em alerta para os dois tipos de aviso. São elas: São José dos Campos, Taubaté, Caçapava, Caraguatatuba, Cunha, Jambeiro, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba.
Além delas, estão somente no alerta de chuvas intensas as cidades de Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, Silveiras e Tremembé.
Por outro lado, estão somente no alerta de tempestades as cidades de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Nazaré Paulista, Piracaia, Santa Branca e Vargem.
Nuvens de chuva em Taubaté
Foto: Victor Consoli
No alerta de chuvas intensas, o Inmet disse que há previsão de um volume de chuva de até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de até 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já no alerta de tempestades, além das mesmas condições de chuvas intensas, o Instituto disse que há chance de queda de granizo e estragos em plantações.
A Defesa Civil, por sua vez, disse que o fim de semana será marcado por “condições climáticas típicas do verão” e que o sol deverá predominar entre muitas nuvens, trazendo calor e sensação de tempo abafado.
O órgão informou ainda que o aquecimento diurno, aliado à alta umidade vinda do oceano e da Amazônia, poderá provocar pancadas de chuva, que em alguns pontos podem ser acompanhadas de raios, ventos fortes e até granizo. Na região, os termômetros podem atingir 30°C.
“A Defesa Civil alerta para a importância de evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, e recomenda seguir as orientações das autoridades em caso de emergências. Fique atento às condições climáticas locais e evite deslocamentos desnecessários durante chuvas intensas”, acrescentou a Defesa Civil.
Turistas se divertem mesmo com chuva na praia da Maranduba, em Ubatuba(SP).
RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias