7 de janeiro de 2025

Empresa nega poluição e esclarece despejo de água de navio no mar: ‘Lavagem da âncora’; vídeo viralizou


Em vídeo com mais de 4,6 milhões de visualizações, narrador ironiza ao dizer que o material é dos banheiros da embarcação. Empresa responsável pelo cruzeiro disse que se tratava de um procedimento padrão de limpeza. Despejo de água de navio no mar chama a atenção, e empresa esclarece: ‘lavagem da âncora’
O vídeo de um navio de cruzeiro arremessando água com coloração terrosa em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, viralizou nas redes sociais. Em nota, a empresa responsável pela viagem disse que se tratava de um procedimento padrão de limpeza da âncora (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Na gravação, que tem mais de 4,6 milhões de visualizações em uma única publicação, nesta sexta-feira (3), o narrador ironiza ao dizer que o material é dos banheiros da embarcação. O áudio foi retirado pelo g1.
Segundo a Costa Cruzeiros, “trata-se de um procedimento regular e autorizado de uso de água do mar aplicada à âncora do navio para remover a lama do mar eventualmente presente nela” (veja nota completa no final desta reportagem).
O navio veio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, com destino a Montevidéu, no Uruguai. Ele chegou ao atracadouro na Praia Central na quinta-feira (2), onde passou o dia, conforme a empresa.
O g1 buscou também a Capitania dos Portos, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.
Fala do vídeo que circula na web foi desmentida por empresa
Redes sociais/ Reprodução
A temporada de cruzeiros no estado foi aberta em novembro de 2024, com um navio ultraluxuoso em Balneário Camboriú. Conforme o Atracadouro Barra Sul, a cidade está fazendo sua “maior temporada de cruzeiros”.
“Serão ao todo 70 navios e cerca de 250 cruzeiristas chegando na cidade, por meio de diversas operadoras”, disse a diretora Juliana Tedesco.
O que diz a Costa Cruzeiros
A Costa Cruzeiros esclarece que essas imagens se referem ao procedimento regular e autorizado de uso de água do mar aplicada à âncora do navio para remover a lama do mar eventualmente presente nela. A segurança e a proteção de nossos hóspedes e tripulação e dos destinos que visitamos com nossos navios são sempre nossa primeira prioridade.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias