7 de janeiro de 2025

‘Fadinha’ do interior de SP se consagra campeã brasileira no skateboard e planeja futuro: ‘Quero subir de categoria’


Anna Clara Ávila, de Urupês (SP), garantiu a medalha de ouro na categoria feminino infantil do Campeonato Brasileiro Sub-16 Street, que ocorreu em Natal (RN), em dezembro. A skatista Anna Clara, de 6 anos, sonha um dia poder viver do skate e competir nas olímpiadas
Arquivo Pessoal
A pequena skatista Anna Clara Ávila, de 6 anos, que já foi elogiada por Rayssa Leal e teve vídeo com manobras compartilhado por Tony Hawk, se sagrou campeã brasileira no Campeonato Brasileiro Sub-16 Street, disputado entre os dias 13 e 15 de dezembro em Natal (RN).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A atleta representou sua cidade natal, Urupês (SP), e todo o interior paulista, levando para casa a medalha de ouro. Ela contou ao g1 como foi a preparação para a disputa que lhe garantiu tal conquista.
“Eu treinei muito durante o ano todo e aprendi manobras novas”, revela.
‘Fadinha’ do interior que se consagrou campeã brasileira de 2024 no skateboard já planeja futuro
Leandro Patrício / Federação Norte Rio Grandense de Skateboard
Emoção e confiança
Skatista de seis anos de Urupês se emociona ao saber que foi campeã brasileira
Em vídeo (assista acima) enviado pela mãe, a empreendedora Carolina Amaral Ávila, Anna Clara se emociona ao saber que conquistou o primeiro lugar no ranking da categoria.
Ao ser perguntada se já esperava tal resultado, a skatista mostrou confiança. “Eu acho que sim, porque me diverti muito durante a competição e também dei o meu melhor”, conta.
Anna Clara também conquistou o título de campeã paulista em 2024 .
Anna Clara, skatista de Urupês (SP), no Campeonato Brasileiro Sub-16 Street
Leandro Patrício / Federação Norte Rio Grandense de Skateboard
Futuro
Anna Clara já tem metas bem definidas para 2025 e também a longo prazo. “Agora eu quero subir a categoria, ir para o mirim e andar com a Rayssa (Leal)” conta, inspirando-se na vice-campeã olímpica nos Jogos de Tóquio-2020 e bronze em Paris-2024..
Além disso, a skatista paulista tem como maior objetivo participar das Olímpiadas em 2028, que ocorrem em Los Angeles (EUA).
Anna Clara Avila de 6 anos, em um campeonato de skate em Rio Preto (SP)
Divulgação
Influência do irmão
Segundo Carolina, o interesse de Anna Clara pelo esporte surgiu por influência do irmão mais velho. Aos três anos, enquanto o acompanhava nos treinos, ela já falava em ser skatista.
Com seis meses de treino, a futura skatista aprendeu a fazer manobras e pediu para começar a competir.
Anna Clara é aluna do Projeto Donos da Rua, iniciativa da prefeitura de Urupês, e pratica o esporte sob orientação de um monitor, além do apoio dos pais.
Elogios
Um vídeo de Anna Clara Ávila chegou até Rayssa Leal e a vice-campeã olímpica da modalidade a elogiou nas redes sociais (veja abaixo).
Rayssa Leal, a Fadinha do skate, elogiou Anna Clara Ávila, de Urupês (SP), por suas habilidades no skate
Carolina Amaral Avila/Arquivo pessoal
A “fadinha” do interior de São Paulo também chamou a atenção do norte-americano Tony Hawk, um dos skatistas mais famosos do mundo. Ele compartilhou uma das manobras feitas por Anna Clara nas redes sociais, em publicação que passou das 100 mil curtidas e dos mil comentários.
Initial plugin text
s
* Colaborou sob supervisão de Eric Mantuan
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias