13 de janeiro de 2025

Hits brasileiros estão mais longos? Como faixas de 6 até 15 minutos bombam na era TikTok


Três dos cinco artistas mais tocados no Brasil cantam músicas grandes com vários intérpretes em troca de rimas. Nesta semana, g1 faz série especial com novos rumos do pop para 2025. Músicas longas bombaram em 2024
“Vou confessar que muita música minha eu não sei cantar inteira”, diz o segundo artista mais ouvido no Spotify Brasil em 2024, MC Ryan SP, em entrevista ao g1. Às vezes, ele sequer reconhece a faixa tocada. “Quando escuto a minha parte, falo: ‘Caramba, essa é aquela música lá? Nem tinha ouvido a parte desse amigo’.”
Rindo, o funkeiro explica o motivo: as canções são longas. Com “longas”, ele quer dizer músicas com tempo de duração variando entre 6 a mais de 15 minutos. Pode ser uma coisa rara para a era TikTok, mas a tendência tem se tornado comum nas paradas de sucesso brasileiras, uma tendência que deve continuar em 2025.
Entre os hits longos de Ryan, estão músicas como:
“Filha do Deputado” (6min11)
“365 Dias (Vida Mansa)” (8min47)
“Set DJ GM 6.0” (10min24)
“Let’s Go 4” (10min41) — top 5 de 2024
“Let’s Go 5” (13 min03)
“Set Wesley Salomão 2” (15min28)
Quantos hits cabem em ‘Wesley Salomão 2’
g1/Kayan Albertin
Nesta semana, o g1 faz uma série especial com os novos rumos do pop para 2025. Fandoms com mais limites, hits mais longos, anti-influenciadores e rock de TikTok estão entre as tendências que ganham força.
Todas essas canções são cyphers. Ou seja, faixas que reúnem vários MCs — e justamente por isso, não economizam no tempo de duração. Comum no rap, esse estilo de música tem ganhado força na última década em projetos como “Poesia Acústica”, “Poetas no Topo” e “Poetisas no Topo”, fábricas de hits da Pineapple Storm.
Em 2024, cantores de cyphers dominaram a lista dos artistas mais ouvidos no país. Além de Ryan, os MCs IG e PH aparecem no ranking do Spotify em quarto e quinto lugar, respectivamente. Juntos, os três trocam rimas em “Let’s Go 4” (ao lado de GBR, Davi, Don Juan, GH do 7, GP, Kadu, MC Luki e TrapLaudo) e “Let’s Go 5” (ao lado de Ja Rule, Poze do Rodo, Don Juan, Kadu, Luki, Luuky, Marks, TrapLaudo e GBR).
Entre as faixas longas de IG, estão:
“Noite Carioca” (13min30)
“Pra roncar tem que desbicar” (11min05)
“Não é ego não” (10min48)
Entre as faixas longas de PH, estão:
“Diz aí Qual é o Plano?” (11min43)
“Modo Rajada” (10min06)
“Mãos Para o Alto” (9min43)
Muita gente, muito verso
(Da esq. p/ dir.): os MCs IG, Ryan SP e PH
Divulgação
“Nos últimos tempos, eu fui o que mais ficava falando para o pessoal: ‘Vamos tentar chegar em uns sete minutos’. Porque, Nossa Senhora, tinha gente me chamando para umas músicas com mais de 13 minutos”, diz Ryan.
Como exemplo dessa sua fase mais apegada ao relógio, ele cita o projeto “Let’s Go”. “[Depois do sucesso de ‘Let’s Go 4’], todo mundo da cena queria estar em ‘Let’s Go 5’. Quando montamos o time, muita gente ficou de fora. Mas é porque a música já tinha 13 minutos.”
No caso de “Wesley Alemão 2”, o funkeiro participou da cypher com o pé atrás. “Pensei: ‘Não é possível estourar isso. Tem 15 minutos e meio’. Depois, vi que tava com mais de 20 milhões de visualizações no YouTube. Tomei um choque. Poxa, o pessoal gosta mesmo de música longa.”
Ryan canta músicas grandinhas desde o início da carreira. Por exemplo, “Revoada do Tubarão” (2020) é um de seus primeiros hits e tem 9 minutos e 33 segundos. Mas diferentemente daquela época, o cantor vê agora vários cantores bombarem com funks compridos — o que, segundo ele, tem tudo a ver com o gênero, que é essencialmente íntimo de improvisos.
Quantos hits cabem em ‘Let’s Go 5’
g1/Kayan Albertin
O funkeiro explica que existem duas maneiras de compor e gravar cyphers. Uma delas é quando artistas vão ao estúdio de forma independente. Ou seja, cada um grava sua parte e, só depois, ouve o restante dos versos e batidas.
O outro modo é quando todos se reúnem para definir o som e a letra. É o caso do sucesso “365 Dias (Vida Mansa)”, que nasceu em uma “resenha no quintal” de Ryan.
Fone de ouvido não é show
Se a ideia do funk longo tem ganhado espaço nas plataformas digitais, no palco a história é diferente. Os MCs não cantam a música por completo, afirma Ryan.
“Eu canto a parte que mais viralizou e a minha, mas nunca a música toda. Imagina! Se cantar as cinco músicas de ‘Let’s Go’ inteiras, é um show de uma hora e pouco. Tem que ter molejo no repertório.”
MC IG concorda: “Música de 13 minutos não é música para show. Ninguém cantou ‘Let’s Go’ inteira em apresentação, e isso faz parte do nosso projeto”.
Assim como Ryan, IG não sabe a letra completa de várias de suas canções. “Eu escuto só os primeiros minutos da música”, diz o funkeiro que, embora tenha bombado com vários hits longos em 2024, está disposto a mirar minutos mais curtos. Diz, inclusive, que isso é pedido de parte de seus fãs.
Fãs de trap avaliam letra do megahit ‘Let’s Go 4’
Por quanto tempo teremos hits grandões?
Mesmo que as paradas de sucesso estejam dando espaço para faixas longas, IG acredita que esse é um movimento temporário que deve afrouxar em breve.
Ainda é cedo para dizer se essa onda é mesmo passageira como prevê o cantor, mas o fato é que os hits longos de 2024 são resultados de um afrouxamento de outra tendência do mercado fonográfico: as faixas curtinhas de beat apressado.
Dominante nas paradas de sucesso desde 2020, a estrutura do pop compacto começou a ficar desgastada. E é justamente isso que explica tantas canções compridas bombando agora. É como se as pessoas estivessem cansadas da mesmice, à procura de sons que fujam do óbvio.
Claro, hits longos existem bem antes de 2024. Maior nome da história do rap nacional, os Racionais MCs já emplacavam sucessos desse tipo lá nos anos 1990, como em “Capítulo 4, Versículo 3” (8min06). Nos anos 1980, o rock do Legião Urbana fazia o mesmo com “Faroeste Caboclo” (9min7). Mas diferentemente dessas canções, as músicas longas do ano passado vão na contramão da era TikTok.
A propósito, ainda que funk e trap sejam os gêneros que mais têm emplacado hits no formato longo, artistas de outros gêneros também surfaram na onda em 2024. É o caso de Liniker, que lançou “Caju”, álbum que tem 3 faixas de 7 minutos.
Quantos hits cabem em ‘Veludo Marrom’
g1/Kayan Albertin

Mais Notícias