12 de janeiro de 2025

VÍDEO: Bebê de 11 meses engasgado é salvo por polícia militar de folga no Ceará

Caso foi registrado no sábado (6), na cidade de Crateús. Saiba o que fazer em casos como esse. Bebê de onze meses é salvo de engasgo no Ceará
Uma criança de 11 meses foi salva por um policial militar após sofrer um engasgo neste sábado (6), em Crateús, interior do Ceará. Segundo a Polícia Militar, o agente lotado no Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), estava de folga, quando foi procurado por uma vizinha aflita com um bebê de colo que estava engasgado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O militar pegou o menino nos braços e aplicou a manobra de Heimlich (saiba mais sobre a manobra abaixo), lecionada na disciplina de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do Curso de Formação Profissional da PMCE.
LEIA TAMBÉM
Criança de 4 anos morre afogada em piscina durante festa de aniversário
VÍDEO: Bombeiros são chamados para resgatar cadáver em lagoa no Ceará e descobrem boneco de judas
O procedimento de primeiros socorros findou a asfixia por obstrução das vias respiratórias rapidamente. Após a aplicação da técnica, o bebê voltou a respirar e foi devolvido em segurança para sua mãe.
A pós o procedimento do agente militar, o bebê voltou a respirar e foi devolvido em segurança para sua mãe.
Polícia Militar
O que é o engasgo?
Basicamente, o engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).
Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.
Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.
Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
📽️📽️📽️ VÍDEO: Abaixo, confira reportagem do Fantástico que mostra como fazer a manobra de Heimlich em bebês, crianças e adultos:
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
Como e por que fazer a manobra de Heimlich?
Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia.
A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica (veja localização abaixo).
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo, em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Localização da região epigástrica.
Domínio Público
E em casos de engasgos com bebês?
Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias