10 de janeiro de 2025

Após infrações, RBTrans descarta rotatória próxima ao elevado em Rio Branco: ‘Não atende aos critérios’


Cones fixos e flexíveis foram instalados ao longo da extensão da via para evitar conversões proibidas e acidentes de trânsito na região. Pinos e placas também estão no local para fazer sinalização. Para evitar acidentes e conversões proibidas, Rbtrans está tomando medidas ao redor do elevado em Rio Branco
Asscom/Rbtrans
Após transtornos ocasionados pelo fluxo no elevado da Estrada Dias Martins, em Rio Branco, incluindo conversões proibidas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans) decidiu, na última segunda-feira (6), implementar medidas para evitar acidentes na região e descartou a construção de uma rotatória no local. (Confira mais abaixo)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, informou que foi identificado que condutores insistem em desrespeitar as normas de trânsito. Para impedir isso e prevenir acidentes, foram implementadas uma série de medidas ao redor do elevado.
Ele ainda explicou que a segurança e mobilidade foram estudadas pela engenharia de trânsito e que a região deve seguir da forma como foi pensada pelos estudos, já que uma possível rotatória comprometeria o fluxo de veículos.
“Sobre questionamentos de uma possível rotatória sob o elevado para facilitar o acesso entre a Uninorte e a Smart Fit, reforçamos que isso comprometeria a fluidez do trânsito no sentido centro-bairro e não atende aos critérios. O viaduto foi projetado para priorizar a fluidez em ambos os sentidos, e qualquer alteração poderia causar congestionamentos e prejuízos à mobilidade”, atestou Clendes.
Segundo a RBTrans, as medidas implementadas são:
Instalação de cones fixos e flexíveis ao longo da extensão da via, formando divisores visuais para impedir conversões perigosas nos dois sentidos da Estrada Dias Martins.
Reforço com pinos e placas reflexivas no acesso à Uninorte, para garantir que condutores respeitem a sinalização que permite apenas conversões à direita, em direção à Uninorte, ou à esquerda, rumo ao pátio do Supermercado Araújo Mix.
Proibição de conversões diretas a partir do viaduto Beth Bocalom para o pátio do Supermercado Araújo Mix. Há ajustes adicionais sendo providenciados na pista para conter infrações e reforçar a segurança.
Implantação de pinos de ferro na faixa elevada em frente ao Supermercado Araújo Mix, como medida para impedir conversões irregulares que colocam vidas em risco.
Outras medidas complementares também estão sendo implantadas. Clendes diz que agentes de trânsito estão atuando na via para orientar condutores e autuar aqueles que persistem em infringir a legislação.
“Além disso, ampliamos o uso de câmeras de segurança para monitorar e notificar infrações, conforme previsto na Lei 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro. Também seguimos em parceria com o Detran e Bptrans para combater práticas delituosas e conscientizar os condutores”, comentou ele.
LEIA MAIS:
Após mais de um ano em obras, primeiro elevado de Rio Branco é inaugurado
Menos de 24h após ser inaugurado, 1º elevado de Rio Branco é fechado para manutenção
Subtenente é flagrado fazendo conversão proibida em via no AC e leva sermão de comandante de Batalhão de Trânsito: ‘cara de pau’
O elevado com o nome Beth Bocalom, esposa falecida do prefeito Tião Bocalom, foi inaugurado no dia 30 de dezembro e possui 188 metros de extensão, com um vão livre central de 4,50 metros e largura de 7 metros, sendo pista dupla no sentido bairro-centro e é todo pintado de azul. Foram instalados espelhos d’água embaixo da estrutura e iluminação em LED para garantir melhor visibilidade noturna.
A obra teve início no final de 2023 e tinha previsão de conclusão após 180 dias, em meados de julho, com orçamento de mais de R$ 17,9 milhões. Segundo a prefeito o recurso utilizado na construção é próprio da gestão.
Para evitar acidentes e conversões proibidas, RBTrans está tomando medidas ao redor do elevado em Rio Branco
Asscom/Rbtrans
Menos de um dia após a inauguração, no dia 31 de dezembro, o elevado foi fechado para manutenção. O fechamento teria ocorrido após reclamações de motoristas que tiveram problemas ao passar pelo local por causa de um desnível na saída da estrutura.
Vídeos dos transtornos também se espalharam por redes sociais. Equipes da prefeitura fecharam o trânsito no local para obras de recapeamento do asfalto. Ainda segundo a secretaria, alguns veículos maiores, como caminhões estavam tendo problemas com solavancos ao entrar e sair do elevado. Assim que que o serviço foi concluído a área foi liberada.
Primeiro elevado de Rio Branco é inaugurado na Estrada Dias Martins
VÍDEOS: g1

Mais Notícias