10 de janeiro de 2025

Mercado de automóveis registra aumento de procura por carros mais antigos


Em 2024, foram negociados 15,7 milhões de carros, motos, caminhões e outros veículos seminovos ou usados no Brasil. Cerca de 36% dos veículos tinham 13 anos ou mais de uso. Vendas de veículos usados tiveram recorde em 2024
As vendas de veículos usados tiveram o melhor resultado em 13 anos.
Aline da Silva tem 20 anos e faz vídeos para as redes sociais de uma loja em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ela fica surpresa com o interesse dos clientes em carros mais velhos que ela.
“Eu descubro um pouco de cada carro todo dia. Às vezes, sai mais do que os novos”, conta a videomaker.
Em 2024, foram negociados 15,7 milhões de carros, motos, caminhões e outros veículos seminovos ou usados no Brasil. Cerca de 36% dos veículos tinham 13 anos ou mais de uso. O presidente da federação de revendedores diz que os chamados “velhinhos” se beneficiaram da maior oferta de crédito.
“As pessoas que não têm o dinheiro para comprar à vista ou um dinheiro maior para dar uma entrada maior, elas vão no crédito. Se o crédito estiver acessível, ela vai lá e faz o seu negócio, e é isso que aconteceu”, explica Enilson Sales, presidente da Fenauto.
Mas é preciso atenção com essa frota.
“Eles estão em condições de seguranças ou ambientais para continuarem rodando? A gente deveria ter um processo de renovação de frota, ou pelo menos de verificação desses veículos mais forte”, afirma o economista Raphael Galante.
Mercado de automóveis registra aumento de procura por carros mais antigos
Jornal Nacional/ Reprodução
Em 2024, a categoria que teve o maior aumento nas vendas em relação a 2023 foi a de seminovos, de até três anos. O crescimento foi de 15%. O nutricionista Marlon Moutinho aproveitou a virada do ano para realizar o sonho:
“A taxa da compra do zero está muito alta. Então, acabei optando por comprar um seminovo, também com boa qualidade, mas pegando uma taxa de juros menor”.
Antes de fechar negócio, ele simulou o financiamento de um 0 km. Com 50% de entrada e 48 parcelas, ele gastaria R$ 72 mil a mais – 50% mais caro.
A venda de veículos usados teve o melhor resultado desde 2011. Em 2024, esse mercado cresceu 9,2% na comparação com 2023. Um dado que acompanha o aquecimento da economia. Muitos dos clientes que fizeram negócios em uma loja chegaram para comprar o carro pela primeira vez.
“A maioria das histórias são clientes novos, primeira habilitação, que juntaram ao longo de um tempo um valor para poder investir em um carro seminovo, clientes que estão de fato buscando realizar esse sonho de alguma maneira, de alguma forma”, diz Priscila Carvalho, responsável de marketing.
LEIA TAMBÉM
LISTA: veja quais foram os 10 carros usados mais vendidos no Brasil
Com a queda da taxa de juros, venda de carros financiados tem o melhor resultado para um começo de ano desde 2012

Mais Notícias