10 de janeiro de 2025

Rio Grande do Sul teve 2,5 mil rodeios crioulos em 2024


Embora menores do que 2023, números impressionam. Organizadores anunciam novidades para 2025. Em Lagoa Vermelha, será inaugurada pista coberta durante rodeio nacional. Já o governo do estado planeja lançar edital para reestruturar pistas de laço. Gineteadas no Rodeio de Vacaria
Country MS
Embora menores do que 2023, o número de festas campeiras divulgados pela Secretaria Estadual da Agricultura ainda impressionam: em 2024, foram realizadas pelo menos 2.534 – no ano passado, foram 3.264.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Possivelmente, os eventos sofreram impacto das enchentes, o que levou a cancelamentos de rodeios como de Osório e Imbé. No total, 140 entidades tradicionalistas foram impactadas pelas cheias, segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
No próximo fim de semana, cidades como Maquiné, Tapejara, Formigueiro e Canela promovem rodeios. Até a última quinta-feira (2), havia 105 eventos do gênero registrados para janeiro, mas, até o final do mês, o número deve subir.
Para 2025, os organizadores projetam boa movimentação de público e participantes. E com novidades. Durante o Rodeio Nacional e Festa Nacional do Churrasco em Lagoa Vermelha, que acontece de 1º a 9 de fevereiro, será inaugurada a cancha coberta para provas campeiras no CTG Alexandre Pato.
Já a secretaria de Esporte e Lazer do governo gaúcho espera lançar, no primeiro semestre, um edital via projeto “Avançar Tchê” para reestruturar canchas de rodeio pelo estado. Uma das prioridades será a construção de um parque de rodeios para São Leopoldo. O secretário Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral, disse que também busca alternativas para construir uma cancha pública de laço em Porto Alegre.
“Estamos trabalhando firme na reconstrução dos espaços esportivos atingidos pela enchente e vamos incluir as canchas de rodeio nos futuros projetos. Vamos fortalecer o laço como atividade esportiva”, afirma o Secretário.
Um estudo inédito realizado pela universidade Feevale, de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, aponta que os rodeios crioulos movimentam R$ 2 bilhões por ano no Rio Grande do Sul.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias