23 de setembro de 2024

Ministério Público denuncia à Justiça PMs que invadiram casa e mataram dois homens em comunidade

Os seis agentes chegaram a ser presos, mas foram soltos em menos de um mês. Crimes aconteceram em novembro de 2023. Vídeo mostra PMs entrando em casa e retirando corpos no Recife
Seis policiais militares foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por envolvimento na morte de dois homens assassinados numa casa na comunidade do Detran, na Iputinga, Zona Oeste do Recife. A invasão à casa em que os homens foram mortos foi filmada por uma câmera de segurança (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 PE no WhatsApp.
O caso aconteceu no dia 20 de novembro de 2023. Os policiais militares fazem parte do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e, segundo a PM, desviaram rota e foram para a comunidade antes de matar os homens. O comandante do batalhão perdeu o cargo após a ocorrência.
Nove PMs foram detidos e seis tiveram prisão preventiva decretada, mas foram soltos menos de um mês depois. O MPPE informou que não poderia informar o número de PMs denunciados, nem os nomes, mas o g1 confirmou que são seis agentes. São eles:
Brunno Matteus Berto Lacerda;
Carlos Alberto de Amorim Júnior;
Ítalo José de Lucena Souza;
Josias Andrade Silva Júnior;
Lucas de Almeida Freire Albuquerque Oliveira;
Rafael de Alencar Sampaio.
As vítimas foram Bruno Henrique Vicente da Silva, de 28 anos, e Rhaldney Fernandes da Silva Caluete, de 31. De acordo com a PM, eles eram suspeitos de tráfico de drogas.
De acordo com o MPPE, os PMs foram denunciados por homicídio qualificado, em concurso material. A qualificadora utilizada foi a de matar alguém “à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido”.
Ainda segundo o Ministério Público, os policiais também respondem a um outro processo, no qual devem ser julgados por crimes militares como descumprimento de missão, invasão de domicílio e fraude processual. Entretanto, eles tramitam na Vara da Justiça Militar.
Sobre o caso, a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social informou que seguem em andamento as investigações referentes à ação dos policiais militares, “incluindo-se no apuratório o crime de homicídio praticado contra dois homens, conforme denúncias recentes ofertadas pelo MPPE”.
O g1 tentou, mas não conseguiu contato com a defesa dos policiais.
Relembre o crime
Câmera de segurança flagrou momento em que policiais carregaram em ação na comunidade do Detran, no Recife
Reprodução/WhatsApp
Uma câmera de segurança do local registrou o momento em que policiais militares arrombaram o portão de uma casa, entraram na residência e, posteriormente, retiraram os corpos num lençol (veja vídeo no início do texto).
Pouco tempo depois, moradores da comunidade protestaram na BR-101 e incendiaram um ônibus às margens da via. Pneus e entulhos também foram queimados na pista.
Em entrevista coletiva um dia após as mortes, o diretor adjunto de Planejamento Operacional da Polícia Militar, coronel Fred Saraiva, disse que os policiais militares tinham um chamado para o bairro Casa Amarela, na Zona Norte da cidade, quando desviaram e foram para a comunidade.
O caso resultou ainda no afastamento e substituição do comandante do Bope, tenente-coronel Wambergson Correia Melo.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias